Cidades
Publicada em 29/08/2015 - 00h28min

Luana Nogueira
Incêndio

Bombeiros de Mogi recebem nova viatura

Moderno caminhão faz parte de um pacote de investimentos realizado pelo governo do Estado

Foto: Amilson Ribeiro

Parceria entre Prefeitura e Secretaria Estadual de Segurança Pública auxiliará corporação
O 17° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes recebeu um novo caminhão autobomba nesta semana. A apresentação do veículo será feita na segunda-feira, às 9h30, no quartel do Shangai. O caminhão faz parte de um pacote de investimentos realizado pelo governo do Estado. Ele é importado dos Estados Unidos e começará atender as ocorrências no município a partir de 1° de setembro, data do aniversário de Mogi.
O comandante do 1° subgrupamento, capitão Edson Lino de Souza, informou que a nova viatura conta com tecnologias e equipamentos integrados. "O Corpo de Bombeiros fez uma grande aquisição por meio de uma licitação internacional e uma empresa americana foi a vencedora. A diferença deste caminhão é que ele tem uma tecnologia embarcada que não existia nas viaturas antigas. A parte eletrônica do carro é mais avançada e ele foi feito especificamente para os Bombeiros, do parafuso ao para-brisas. É tudo projetado para a corporação", destacou.
Com a chegada da nova viatura, o 17° Grupamento passará a ter mais um caminhão dotado com equipamento de espuma que auxilia na redução do uso de água em incêndios. "A grande vantagem é que essa viatura agrega diversos equipamentos em um único veículo. O caminhão atende as nossas características. Ele possui sistema de espuma e de iluminação, por exemplo. A espuma é uma grande vantagem, pois com a crise hídrica, conseguimos reduzir o consumo de água", acrescentou o capitão.
De acordo com Souza, a durabilidade dos caminhões importados é maior. "A viatura tem resistência em locais necessários. Entre 1991 e 1992, o Corpo de Bombeiros adquiriu viaturas americanas. Já se passaram mais de 20 anos e elas estão operando. Contamos com 3 delas no quartel. A linha nacional dura 10 ou 15 anos. É o dobro de durabilidade", avaliou.
Para operar o novo caminhão, 15 bombeiros passaram por um treinamento. "Cada região do Estado recebeu uma viatura nova. Todos os bombeiros passarão pelo treinamento", disse o comandante. Ao todo, foram adquiridas 21 autobombas de fabricação norte-americana para todo o Estado.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos