Cidades
Publicada em 23/09/2015 - 23h00min

Cibelli Marthos
trens

CPTM ampliará via férrea para estender Linha 12 até Suzano

Extensão é cogitada desde que foram anunciadas a chegada do Expresso e a ligação de São Paulo a Guarulhos

Foto: Gerson Lino Jr

Será necessário ocupar parte da avenida Brasil, que hoje tem trecho interditado
Suzano deverá receber mais uma via férrea no trecho entre a estação central da cidade e a estação de Calmon Viana, em Poá. Com isso, a área da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) deverá ser ampliada, ocupando parte da avenida Brasil. As mudanças serão necessárias para que a Linha 12-Safira seja ampliada até Suzano.
Segundo a assessoria de Imprensa da CPTM, o projeto para extensão da linha ainda será contratado, bem como o que prevê a implantação de um pátio de manobras e de um estacionamento de trens na região.
Os documentos "darão diretrizes dos valores necessários para as obras e do cronograma viável de implantação", explicou a companhia, por meio de nota.
A extensão da linha é cogitada pela CPTM desde que foi anunciada a chegada do trem Expresso até Suzano, inicialmente. Recentemente, o governo do Estado já anunciou que o Expresso chegará até a estação Estudantes, em Mogi das Cruzes. A medida também é levada em consideração desde que está sendo construída uma nova linha que dará acesso direto ao Aeroporto de Guarulhos.
Conforme o Dat apurou, inicialmente, a Linha 13-Jade terá 12,2 quilômetros de extensão e três estações: Engenheiro Goulart (na zona leste de São Paulo), Cecap e Aeroporto de Guarulhos. A estação Engenheiro Goulart será reformada e ganhará mais uma plataforma, já que uma é destinada aos passageiros da Linha 12-Safira, e outra será reservada para o trem da Linha Jade.
Avenida Brasil
Com a possibilidade de ampliação da área da CPTM em função possível criação de uma nova via férrea, a avenida Brasil terá mais um entrave para ser recuperada. A via já foi parcialmente ocupada por uma das pilastras do Trecho Leste do Rodaonel Mário Covas (SP-21) e hoje tem a pista sentido Poá interditada.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos