Cidades
Publicada em 14/07/2016 - 10h11min

Luana Nogueira
Eleições

Família apoia candidatura

De administrador de escola a campeão de rally, a calma e a parcimônia de Marcus Melo sempre se destacaram

O jeito calmo do empresário Marcus Vinicius de Almeida e Melo, de 43 anos, foi um dos atributos que fizeram com que ele tivesse a fama de "resolvedor de problemas". No Colégio Brasilis, que pertence a sua família, ele era sempre procurado quando algum entrave aparecia. A fama foi com ele quando entrou para a Prefeitura de Mogi das Cruzes, como secretário-adjunto de Gabinete. 
Quem vê Melo vestindo camisa social alinhada não imagina que ele já conquistou dois títulos brasileiros de rally com equipe oficial de montadoras famosas. Junto com o irmão René, ele participou de várias edições de um dos maiores campeonatos da modalidade da América Latina, o Rally dos Sertões. O empresário era o navegador da dupla e ganhou o campeonato brasileiro em 2001 e 2002.
A ligação de Melo com Mogi vem de longa data. Mesmo com a família de Biritiba Mirim, o empresário nasceu no antigo hospital Mãe Pobre, atual Mogi Mater, no dia 1° de setembro de 1972. "Minha mãe conta que dava para escutar a banda tocar", disse.
Apesar da família ser ligada à Educação, a vocação do ex-diretor do Semae seguiu para a política. Para ele, a vontade surgiu como uma forma de colaborar com a cidade. Mas a veia política não surgiu do nada. Seu tio, José Oliva Melo, o Zezé Oliva, foi prefeito de Biritiba e morreu assassinado durante um comício na cidade.
Seu primeiro contato com a política surgiu quando entrou para a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC). Ele participou do Núcleo de Jovens Empreendedores e chegou a coordenar o grupo. Depois, foi eleito vice-presidente da entidade até chegar à presidência para a gestão de 2009-2011.
"A Associação foi um grande aprendizado. Você entende o que o comércio está precisando. Existe um diálogo com a prefeitura; a entidade é muito participativa dentro da administração municipal e integra vários conselhos. Conheci de maneira geral todo o município", destacou.
O dia de Melo está começando mais cedo por causa da pré-campanha. Antes de visitar a Redação do Mogi News, às 10 horas, já havia participado de cinco reuniões. Mesmo com a correria, o empresário já tinha passado pela manhã no colégio da família.
Os pais, Heloísa e Silvino, a esposa Karin, os filhos Guilherme e Fernando, além dos irmãos René e Jean, estão apoiando a candidatura de Melo. Ele afirmou que se não houvesse a aprovação da família não disputaria a eleição. "Fiz uma reunião com meus pais, esposa, filhos, irmãos e sobrinho para falar sobre isso, pois é algo que afeta a todos", ressaltou.
  • Marcus e René foram campeões brasileiros de rally
  • Em encontro com Emerson Fittipaldi, irmãos reforçam paixão pelo automobilismo
  • Esposa Karin é uma das apoiadoras da decisão desafiadora que Melo fez de concorrer à Prefeitura de Mogi
  • Com a família, Melo não pensaria em candidatura sem apoio dos mais próximos

Perfil

Nome: Marcus Vinicius de Almeida e Melo
Idade: 43 anos
Estado civil: Casado (Karin Ciocchi Melo)
Filhos: Guilherme e Fernando
Formação: Bacharel em Direito
Cargos: Presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (2009-2011), secretário-adjunto de Gabinete (2009-2016), diretor-geral do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) (2011-2016) e vice-presidente da Federação das Associações Comerciais Estado São Paulo (Facesp) (2015-2017)
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos