Variedades
Publicada em 08/08/2016 - 22h56min

Katia Brito
Região

Museu da Energia promove "Passarinhada" neste sábado

Evento, das 7 às 16h30, tem o objetivo de chamar a atenção para o risco de fechamento do equipamento cultural

Foto: Elvis Japão

Orientações e prática de "birdwatching" (observação de pássaros) serão os destaques da programação
Neste sábado, acontece a primeira edição do evento "Passarinhada em Apoio ao Museu da Energia de Salesópolis". Organizada pelo grupo Amigos da Usina, a ação acontece das 7 às 16h30 e oferecerá, além da palestra "Em busca do bicudinho-do-brejo-paulista" com a ornitóloga Glaucia Del-Rio, da Louisiana State University, orientações aos iniciantes da prática de "birdwatching" (observação de aves), sorteio de brindes e saídas guiadas para registro fotográfico e observação de aves. Veja a programação completa no quadro nesta página.
As atividades são gratuitas e voltadas a todos os públicos, com exceção do rapel na Cachoeira dos Freires, que será ofertado a preço promocional (R$ 30). O Museu da Energia está localizado na Estrada dos Freires, km 6, Freires, Salesópolis. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 97091-1665 e 97548-4759 ou pelo e-mail amigosusinasalesopolis@gmail.com. 
Composto por um parque de 150 hectares de Mata Atlântica onde está instalada, na maior queda d'água do rio Tietê - a Cachoeira dos Freires -, a centenária Usina de Salesópolis, o Museu da Energia tem se consolidado como um importante ponto de encontro dos amantes de "birdwatching". Desde 2012, mais de 280 espécies de aves já foram observadas, fotografadas e catalogadas no local, incluindo o recém-descoberto e já ameaçado de extinção bicudinho-do-brejo-paulista, pássaro endêmico do Estado de São Paulo.
A "1ª Passarinhada" tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade civil, e de possíveis entidades e empresas patrocinadoras, para o risco de fechamento do museu. Importante polo ambiental e socioeducativo da região do Alto Tietê, localizado próximo da nascente do rio.
O espaço é mantido pela Fundação Energia e Saneamento, que passa por sérias dificuldades financeiras. No momento, a instituição, que busca articular e mobilizar novas parcerias e patrocínios, cogita um plano de reestruturação que inclui a suspensão das atividades do Museu da Energia de Salesópolis e das demais unidades de sua rede, sem prazo definido.
"Além de receber milhares de estudantes anualmente, que aprendem sobre como é gerada a energia hidrelétrica que chega às nossas casas, cumprindo um importante papel na formação de consciência ambiental das crianças, o Museu da Energia tem apresentado esse novo potencial. O possível fechamento do museu será uma grande perda não só para o turismo tradicional da região, mas para um novo público que busca áreas protegidas para a prática do birdwatching", explica Elvis Japão, fotógrafo membro do grupo de observadores Amigos da Usina.
Integrante de uma instituição privada sem fins lucrativos, o Museu da Energia depende, para a manutenção de suas atividades, de doações e patrocínios - por meio de contribuição incentivada a projetos aprovados em leis de incentivo fiscal (Rouanet e ProAC) -, tanto de empresas e entidades mantenedoras e patrocinadoras como de pessoas físicas, que podem participar do programa de benefícios "Amigos do Museu", com possível abatimento do imposto de renda.
Orientações 
A recepção aos participantes da "1ª Passarinhada em apoio ao Museu da Energia de Salesópolis" será realizada no estacionamento do Museu da Energia. O visitante receberá, na chegada, uma senha que valerá para o sorteio de brindes. O café da manhã será comunitário, sendo cada visitante responsável por trazer seu alimento.
Na pausa para o almoço, serão disponibilizados para venda refeições e lanches. As saídas para as trilhas do museu só poderão ser realizadas com o acompanhamento dos guias.

Programação

Sábado, dia 13 de agosto
7 horas
Início / Abertura / Recepção
7h30
Café da Manhã
8 horas
Comunicado, orientações e saída para Observação de Aves
9 horas
Atividade de Rapel na Cachoeira dos Freires (opcional)
11 horas
Pausa para Almoço
13 horas
Palestra “Em busca do bicudinho-do-brejo-paulista”, com Glaucia Del-Rio (ornitóloga da Louisiana State University)
16 horas
Sorteio de brindes e agradecimentos
16h30
Encerramento das atividades

SERVIÇO
Evento “1ª Passarinhada em apoio ao Museu da Energia de Salesópolis”
Sábado, dia 13 de agosto, das 7 às 16h30
GRATUITO
Endereço: Estrada dos Freires, Km 06 - Freires, Salesópolis – SP
Informações/Imprensa: (11) 97091-1665 / 97548-4759 / amigosusinasalesopolis@gmail.com
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos