Cidades
Publicada em 17/09/2016 - 23h15min

Fernanda Fernandes
Eleições 2016

Ferraz tem forte disputa com 1% de vantagem para Izidro

Prefeito em exercício aparece com 27,5% das intenções de voto na pergunta estimulada; Dra. Elaine tem 26,5%

A corrida eleitoral em Ferraz de Vasconcelos está acirrada. Isso porque o candidato a prefeito José Izidro Neto (PMDB) está 1% a frente da candidata Elaine Abissamra (PSB) na disputa política. Como o município não tem segundo turno, o peemedebista permaneceria no comando da administração municipal com 27,5% de aprovação nas urnas, se a eleição fosse hoje. O ex-prefeito José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta, aparece em terceiro lugar com 19% e Aurélio Costa de Oliveira (PPS), o Aurélio Alegrete, ficou na quarta posição com 4,3%. Em seguida está Célio Santos (PT) com 1,8%. Os dados são referentes a pesquisa encomendada pelo Grupo Mogi News de Comunicação, que foi elaborada pelo Instituto MAS.
A organização ouviu 400 eleitores, nos dias 12 e 13 de setembro, dos quais 198 são homens e 202 mulheres. Destes, 7,8% estão no grupo de indecisos. A pesquisa também foi estratificada entre idade, escolaridade e religião. A margem de erro das apurações é de 5%.
O público masculino representa a maioria do eleitorado de Izidro Neto, com 30,9% das intenções, enquanto 24,4% fazem parte do eleitorado feminino. O peemedebista também é o favorito entre os jovens de 16 a 24 anos (28,3%) e entre os eleitores com 45 anos ou mais (29,8%).
Já Elaine Abissamra é a favorita entre as mulheres com 29,7% das intenções de voto, enquanto o público masculino representa 23% de seu eleitorado. A candidata também tem a maior intenção de votos entre os cidadãos com idades entre 25 e 34 anos (32,5%).
O terceiro candidato no ranking da pesquisa, o Zé Biruta, tem 11,5% do público masculino e 8,1% feminino nas intenções de voto. Os jovens com idades entre 16 e 24 anos predominam o eleitorado dele (12%).
De acordo com a pesquisa, o eleitorado de Aurélio Alegrete é composto por 4,8% de mulheres e 3,7% dos homens, dos quais a maioria são de cidadãos com idades entre 35 e 44 anos (8,5%).
Embora Izidro apareça na frente da pesquisa indicada, na apuração espontânea, as urnas ficam ainda mais concorridas entre o peemedebista e a candidata Elaine Abissamra. Os políticos empataram com 14% na intenção de votos. Zé Biruta permanece em terceiro lugar (9,8%) e Alegrete na quarta posição (1,5%).
Na apuração espontânea, 0,8% dos eleitores ferrazenses apontaram o ex-prefeito Jorge Abissamra, que não disputa a eleição, e o pastor Ronaldo Resende (PHS) como favoritos. Mais da metade dos eleitores (51%) da cidade disseram que não sabem em quem votar nessas eleições, enquanto 7% responderam que não votariam em ninguém.
Segunda opção
Quando os ferrazenses foram questionados sobre a segunda opção de voto, o ex-prefeito Zé Biruta, sobe para o primeiro lugar na disputa eleitoral, com 13% dos votos. A candidata Elaine Abissamra permanece no segundo lugar e fica com 10,8% de aprovação.
  • Izidro fica em primeiro com diferença de 1%
  • PASTOR RONALDO - Debate Candidatos a Prefeito de Ferraz - Rede DS
  • Filló
  • CELIO SANTOS - Debate Candidatos a Prefeito de Ferraz - Rede DS
  • Alegrete vai disputar a vaga para administrar a cidade
  • Zé Biruta (PRB) será o primeiro prefeito eleito a ser diplomado
  • Dra. Elaine empata na pesquisa espontânea
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos