Cidades
Publicada em 07/10/2016 - 21h51min

Meio ambiente

Parque das Neblinas completa 12 anos com 6.100 hectares

Com o intuito de conservar a Mata Atlântica, a reserva é aberta ao público e promove atividades educacionais

Foto: Divulgação

Reserva ambiental recebe visitas pré-agendadas sempre de terça-feira a domingo
O Parque das Neblinas completa hoje 12 anos. A reserva de uso sustentável, criada pela Suzano Papel e Celulose e gerida pelo Instituto Ecofuturo, foi oficialmente inaugurada em 2004, com 2.800 hectares, praticamente metade da área que possui atualmente. Hoje, com 6.100 hectares, o local abriga muitas espécies da biodiversidade da Mata Atlântica, das quais 1.400 já foram identificadas por meio de estudos científicos.
Localizado nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, o Parque é considerado Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pelo Programa Homem e Biosfera da Unesco. Na área, que conserva importantes remanescentes florestais e a bacia do rio Itatinga (responsável por gerar 60% da energia que move o porto de Santos, o principal da América Latina), são desenvolvidas atividades de educação socioambiental, ecoturismo, pesquisa científica, restauração florestal e manejo, em conjunto com estratégias de desenvolvimento social e envolvimento comunitário.
Desde sua fundação, a participação da comunidade do entorno é considerada fundamental para que o Parque cumpra com seus propósitos. Atualmente, toda a equipe de funcionários é formada por moradores da região, além dos monitores e profissionais responsáveis por preparar refeições com ingredientes típicos da floresta, como cambuci e juçara, que complementam o passeio dos visitantes. Outro diferencial importante é a presença de ex-mateiros e caçadores na equipe, permitindo a troca de conhecimento entre o saber tradicional e o científico.
"Plantar a semente do respeito e valorização do meio ambiente não é tarefa fácil. No entanto, por meio de processos colaborativos que envolvam o setor privado, a comunidade e o poder público, em um ciclo contínuo de conscientização sobre questões ambientais e sociais, é possível fazer essa semente florescer e dar frutos. No Parque das Neblinas, promovemos ações que contribuem não apenas com a conservação ambiental, mas também com a disseminação de conhecimento e troca de experiências, formas de reestabelecer a conexão homem-natureza, e o despertar da consciência de que somos nós os responsáveis por cuidar do meio e de todas as formas de vida", afirma Paulo Groke, diretor de Sustentabilidade do Instituto Ecofuturo.
A visitação acontece de terça-feira a domingo e é necessário agendar previamente pelos telefones 4724-0555 e 4724-0556.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos