Cidades
Publicada em 07/10/2016 - 23h33min

Incentivo à leitura

Projeto levará palestras e 250 livros a estudantes

Os autores do livro "Nocaute", jornalistas Anderson Fernandes e Débora Kaoru, idealizadores do projeto Vida Literária, realizarão no próximo dia 11 atividade com os estudantes do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais Professora Célia Pereira de Lima e Mércia Amaral Andrade de Brito, em Suzano

Foto: Divulgação

Débora e Fernandes são autores de 'Nocaute' e levarão às escolas diversos livros
Os autores do livro "Nocaute", jornalistas Anderson Fernandes e Débora Kaoru, idealizadores do projeto Vida Literária, realizarão no próximo dia 11 atividade com os estudantes do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais Professora Célia Pereira de Lima e Mércia Amaral Andrade de Brito, em Suzano. Será a primeira ação do projeto, que contemplará outras cinco unidades de ensino ainda no mês de outubro.
"Vamos apresentar palestra sobre a importância da leitura para formação cultural e educacional e no fim da atividade distribuir livros, contemplando aproximadamente 250 pessoas. A ideia é começar o projeto por Suzano, porém, futuramente, também levá-lo para outras cidades", comentou Fernandes. Ele explicou que os livros foram enviados pelas editoras Litteris e Valentina e por pessoas de diversas regiões do Brasil, após uma campanha de arrecadação feita pela Internet.
Débora acrescenta que o objetivo do projeto Vida Literária é promover a leitura. "A realidade brasileira mostra que o acesso de grande parte da população aos livros é muito restrito, por isso a iniciativa de oferecer livros gratuitamente é algo muito positivo", completou a jornalista.
Entre os livros que serão distribuídos nas escolas estão "Morte súbita", de J.K.Rowling, "Campo dos Milagres", de Hannah Luce, "O Teorema Katherine", de John Green, "Extraordinário", de R. J. Palácio, "Sherlock: um estudo em vermelho", de Arthur Conan Doyle, "O príncipe e o mendigo", de Mark Twain, "Caetés", o primeiro romance do escritor brasileiro Graciliano Ramos, "Mentes tranquilas, almas felizes", de Joyce Meyer, "Como fazer tudo melhor", "Homens que não conseguem amar", de Steven Carter & Julia Sokol, "Fortaleza Digital", de Dan Brown, e muitos outros títulos e autores.
De acordo com Fernandes, a arrecadação dos livros pela Internet complementa o financiamento coletivo que está em andamento, no site www.catarse.me, para realização do projeto Vida Literária e é uma forma de contemplar um número maior de estudantes.
Incentivo 
Visando facilitar a formação de novos leitores e incentivar o hábito da leitura, os autores de "Nocaute" já disponibilizaram de 4 a 8 de junho o ebook gratuitamente no site da Amazon (www.amazon.com.br). 
O livro de Débora e Fernandes conta a história de Antônio Silva, Pitbull, que ainda na infância enfrenta a morte dos pais e acaba sendo direcionado para um orfanato e, após alguns crimes, para uma unidade de internação de menores. Neste local, o menino conhece o casal Marcos e Cláudia, que o ensinam o sentido da vida, por meio da educação e do esporte.
De acordo com Fernandes, o livro, além da redução da maioridade penal, debate outros temas como o ECA, suicídio, importância da leitura, uma doença rara chamada Machado Joseph e principalmente a importância de buscar a superação frente aos problemas cotidianos. 
Débora acrescenta que o livro também passa mensagens positivas. "Nosso livro aborda diversos outros assuntos e acredito que um dos principais seja como buscar a superação frente aos problemas cotidianos. O desafio foi tentar transmitir a mensagem de que as pessoas devem se manter fiéis ao que realmente acreditam".
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos