Cidades
Publicada em 31/10/2016 - 22h51min

Eleição

Futuro prefeito, Ashiuchi tem votação recorde em Suzano

Republicano teve 82.912 votos no 2º turno, 10.678 a mais que o antigo recordista, o ex-prefeito Marcelo Candido

O prefeito eleito para o mandato 2017/2020, Rodrigo Ashiuchi (PR), entrou para a história de Suzano na noite de anteontem não apenas por ter participado do segundo turno eleitoral realizado pela primeira vez na cidade.
Ao receber 82.912 votos, o republicano bateu uma marca importante: a de candidato a prefeito mais bem votado na política suzanense. O recorde, até então, era de Marcelo Candido (sem partido), que, nas eleições de 2008, contabilizou 72.234 sufrágios válidos.
No primeiro turno, Ashiuchi e seu candidato a vice-prefeito, vereador Walmir Pinto (PDT), conquistaram 43.983 votos, 31,49% dos sufrágios válidos, mantendo a liderança em todo o período de apuração. A dupla, cabeça da coligação suprapartidária "Experiência e Responsabilidade para Mudar do Jeito Certo" (PR, PDT, PRP, PSL, SD, PTdoB, PCdoB, PHS, PEN e PTN), ainda elegeu seis vereadores, de um total de 19 cadeiras da Câmara: Gerice Leone (PR), com 1.803 votos; Max do Futebol (PRP), com 1.489 sufrágios; Netinho do Sindicato (PDT), com 1.486 votos; Joaquim Rosa (PR), com 1.474 sufrágios; Professor Toninho Morgado (PDT), com 1.225 votos; e Leandrinho (PR), com 927 sufrágios.
No decorrer do segundo turno, Ashiuchi não mudou a estratégia que sustentou sua campanha na primeira etapa do pleito. Não fechou com novos partidos, manteve os mesmos apoios, Candido e os deputados do PR Marcio Alvino (federal) e André do Prado (estadual), e continuou a levar ao lado de Walmir Pinto para os quatro cantos de Suzano o discurso da mudança.
No domingo, após 25 dias de campanha, Ashiuchi recebeu dos eleitores de Suzano 82.912 votos (59,61%). A exemplo do que aconteceu em primeiro turno, ele, que pela primeira vez disputou a eleição para prefeito, liderou toda a apuração.
É a primeira vez que Suzano tem segundo turno. Esse já seria um fato histórico para Ashiuchi. Contudo, nesta mesma eleição, o republicano de 37 anos alcançou outro feito: o de prefeito mais bem votado da história do município. A marca, até então, pertencia a um de seus apoiadores, Marcelo Candido, que, pela coligação PT, PMDB, PSC, PSB, PV e PCdoB, recebeu 72.234 votos em outubro de 2008. O engenheiro e empresário, por sua vez, passou o veterano em 10.678 sufrágios válidos.
"Para mim, é uma honra, um presente do povo suzanense. Só tenho a agradecer a cada um que acreditou em nosso projeto. Vou continuar agradecendo ao suzanenses nos próximos quatro anos, trabalhando muito por nossa cidade", observa.
Transição
Após a vitória nas urnas, Rodrigo Ashiuchi começou a semana com reuniões internas. Um dos assuntos mais discutidos foi a formação do grupo que ficará responsável pela transição. Um ofício será protocolado até o início da próxima semana na administração municipal, solicitando o primeiro contato de trabalho entre o atual governo e a equipe do republicano.
A respeito da formação de seu grupo, o 12º prefeito de Suzano e que ficará à frente do 20º mandato (número justificado em razão das reeleições), disse que alguns nomes já estão sendo definidos. Contudo, ele se limitou a informar que, assim como deverá ser o seu futuro secretariado (primeiro escalão), as pessoas que farão parte da equipe de transição serão técnicas.
  • Próximos prefeito e vice, que conquistaram 59,61% dos votos, comemoraram com correligionários no domingo
  • Próximos prefeito e vice, que conquistaram 59,61% dos votos, comemoraram com correligionários no domingo
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos