Cidades
Publicada em 18/03/2017 - 20h22min

Mauro Jordão

Escolha seus amigos

O ser humano, desde criança, busca harmonia na forma e qualidade no conteúdo. O aprendizado na infância nos ensinou, através do toque das mãos e da observação dos olhos, a realizar as nossas escolhas. Observe quando nos pomos a escolher as melhores e mais perfeitas frutas que decidimos comprar. Assim mesmo, às vezes, erramos.
No filme África dos Meus Sonhos, o garoto Emanuele, que vive numa zona rural, é enviado para uma escola de ensino de estilo britânico na cidade, onde teria melhor qualidade de aprendizado. Essa escolha não foi fácil para mãe ao deixar-se separar do filho. No momento da despedida, dentro da escola, ela lhe falou: "Seja sempre você mesmo". E o padrasto lhe aconselhou: "Escolha os seus amigos. Não deixe que eles lhe escolham".
Os bandeirantes enganavam os índios trocando espelhinhos por ouro e pedras preciosas. Nossos jovens, também, em sua maioria, têm desperdiçado o tesouro do tempo na telinha em programas inúteis que não poderão levá-los a realização dos seus sonhos. São escolhas mal feitas.
Chocante foi a tragédia que se abateu, na semana passada, nos lares dos três rapazes mortos, e do quarto gravemente ferido, no condomínio de alto padrão, o Aruã, onde moravam. Resultado de um fracassado assalto que praticaram num posto de gasolina.
Rebeldia e aventura é um convite radical e atraente para testar a coragem de cada um deles, desafiando a zona de risco sem medir as graves consequências. Juntaram as forças para praticar o mal, e o bumerangue do mal caiu sobre eles.
Na escola o professor tem a função de ensinar; em casa cabe aos pais a missão de educar. As virtudes do amor e os valores morais e espirituais estão escasseando dia a dia no ambiente familiar. Esquecidos de Deus, os pais têm abraçado apenas os prazeres do mundo.
O irmão mais velho de um deles, quando entrevistado, disse que ele não era bandido e que estava se preparando para o vestibular do curso de Veterinária. E finalizou afirmando que ele estava no local errado, na hora errada e com os caras errados.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos