Esportes
Publicada em 04/03/2017 - 20h14min

Preparativo

Mogiana luta na Turquia e Croácia

Foto: Divulgação

Marcela sonha em fazer carreira nos tatames
Aos 16 anos de idade, a judoca mogiana Marcela Kin Campos Shimada, atleta da seleção brasileira de base, embarcou na última quarta-feira, para Antalya, na Turquia, e Zagreb, na Croácia. Marcela participa de treinamentos e de campeonatos amistosos nos dois países. O objetivo é se destacar nas competições e abrir portas para a seletiva olímpica, que acontece em 2018.
Acompanhada do sensei Yoshio Kimura e do atleta Gustavo Borsoi de Siqueira, do Judô Clube de Mogi das Cruzes (JCMC), e também da seleção brasileira de base de judô, a faixa marrom Marcela participará de aproximadamente oito lutas na Turquia e na Croácia na categoria leve, de até 52kg. A participação nos amistosos somará pontos para a posição dos atletas no ranking nacional. "Essa competição não possui ligação com as Olimpíadas, mas, ao disputá-las, posso ter mais chances para a seletiva olímpica do ano que vem", planeja a judoca. Antes do embarque internacional, a equipe se reuniu em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, para os últimos treinamentos no Brasil. Os atletas permanecem no exterior até 13 de março.
Marcela começou a treinar judô aos dez anos por influência do pai, o também judoca Marcelo Shimada. Um ano depois já se federou para participar de competições oficiais. Orientada pelo sensei Yoshio Kimura, Marcela segue uma rotina de treinos puxada, de quem planeja uma carreira sólida no esporte. São 18 treinos por semana, totalizando cerca de 35 horas dedicadas à sua grande paixão, o judô.
Estudante do terceiro ano do ensino médio, a faixa marrom coleciona títulos desde quando começou a competir, em 2010. Já foi vice-campeã no Campeonato Paulista Estudantil de 2013, campeã da seletiva para os Jogos Escolares na Juventude em 2014 e 2015, terceira colocada no Campeonato Paulista Sub-18 em 2015 e 2016, novamente medalha de bronze na Copa São Paulo e no Campeonato Paulista Sênior de 2016, quando também conquistou o vice-campeonato dos Jogos Abertos.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos