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Publicada em 18/03/2017 - 00h18min

Luiz Felipe da Guarda

Saúde Funcional

A corrida é uma das atividades físicas mais completas em benefícios para a saúde e a boa forma, além de ser também uma das mais gratificantes e de baixo custo financeiro aos praticantes.
Há uma série de evidências científicas que provam que há mais benefícios da corrida ou quaisquer exercícios intensos praticados regularmente que qualquer medicamento. 
Os benefícios da corrida para o coração são um consenso entre todos os especialistas da saúde. 
De acordo com um estudo de referência publicado pela fundação americana de cardiologia, correr de cinco a dez minutos por dia em velocidades lentas está associado a um risco drasticamente reduzido de morrer de doenças cardiovasculares.
Além disso, pesquisas já comprovaram que corridas são benéficas para os joelhos, porque o movimento acentuado dos ossos pode ajudar a impedir a perda óssea relacionada com a idade, ao contrário de que muitos pensam.
Correr regularmente queima calorias, tanto durante o período em que se pratica o exercício, quanto depois. Trata-se do "afterburn". 
Os maiores músculos do nosso corpo estão nas pernas e há benefícios da corrida para todos eles: músculos internos e externos das coxas, panturrilha e até os glúteos. Correr é como realizar uma dúzia de exercícios de perna em um só.
A corrida pode parecer um esporte simples, mas exige determinadas precauções. Principalmente quem está iniciando na prática e aqueles que estão saindo de uma vida sedentária devem ter bastante atenção: condicionamento físico, nível de sedentarismo, estado físico geral, presença de patologias cardíacas ou outras doenças. Deve-se consultar especialistas da saúde para verificar suas condições físicas e fazer uma avaliação cardíaca e pulmonar. 
Escolher um bom tênis adequado para seu tipo de pisada e pé. Sugiro que busque profissionais especialistas na área como, por exemplo, o fisioterapeuta. Outro cuidado antes de correr é planejar o descanso de sua corrida. Isto quer dizer que você não deve adotar a prática diariamente. Os músculos precisam se recompor. Se você pretende correr para manter a saúde e como prevenção de doenças cardíacas e respiratórias, ou para melhora de condicionamento físico, o ideal é correr três vezes na semana em dias intercalados.
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