Artigos
Publicada em 30/03/2017 - 22h37min

Andréia Gonçalves

Trem do futuro

Todos nós, usuários dos trilhos, desejamos um conforto maior na viagem e um serviço mais ágil ou, pelo menos, o tempo prometido pelas companhias durante os trajetos. Enquanto isso não se torna uma realidade, fico a imaginar como seria o trem do futuro.
Alguns apetrechos para os usuários seriam essenciais, como, por exemplo, máscaras com tampões de nariz. Ao menor sinal de vazamento de gás humano daqueles bem fétidos, que chega a arder os olhos com o lacrimejar desesperador, cairia do teto essa máscara, que cobriria os olhos, encaixaria os tampões perfeitamente e soltaria no ar um cheirinho de rosas para odorizar o ambiente. Apesar de que, assim como papel higiênico com cheiro, não sei se a junção seria uma boa.
Outro adereço que evitaria muitas discussões do tipo "tá calor, tá frio" é um ventiladorzinho portátil. Os trens não teriam ar condicionado, mas cada usuário poderia solicitar o seu vento free e colocar onde bem entender para se refrescar. É, sei que fariam outro uso disso, mas aí vai de cada um, né?
Embaixo de cada banco haveria uma sacola onde seriam deixados dois livros no mínimo, para que os usuários tivessem uma distração durante a viagem.
Ao final do trajeto, todos devolveriam os livros, e se tirassem do vagão, um aviso sonoro seria ouvido ao longe, detectando o infrator. Tá bom, eu sei que livros devem voar, mas se as pessoas do futuro não forem mais altruístas e devolverem, eu voto para ter esse recurso.
Eu voto também para que os trens voltem a ter bagageiros, como os de antigamente. Era muito melhor deixar as mochilas, malas, gato, cachorro e galinha todos em cima dos bancos, durante a viagem. Isso evitaria os usuários tartarugas e teríamos mais conforto nas viagens em pé.
Cada vagão teria o seu ritmo próprio: funk, rock, pagode, MPB, enfim, você iria naquele que se identificasse e seria um trem eclético, respeitando as diferenças também. Apesar de parecer seletivo demais, vejo isso como um projeto para diversidade, sem briga, sem nada, onde cada um vai naquele que quiser.
E vocês, o que acham que deveria ter no trem do futuro?
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos