Variedades
Publicada em 18/03/2017 - 18h12min

Vitória Fiel *
Destaque

Obras do artista Enzo Ferrara estão em exposição no Masp

Duas produções do artista compõem a mostra "Avenida Paulista", que homenageia os 70 anos do museu paulista

Neste ano, o Museu de Arte de São Paulo (Masp) completa 70 anos de atividades. E, para celebrar a ocasião especial, sedia até o dia 28 de maio a exposição "Avenida Paulista". A mostra conta com a parceria de diversos artistas. E, dentre os nomes que compõem a lista de participantes, está Enzo Ferrara, único representante do Alto Tietê a compor  o evento na capital. A mostra reúne 150 obras que retratam a avenida como eixo central, abordando interfaces históricas, sociais e culturais.
Residente em Mogi das Cruzes, o artista Naïf Enzo Ferrara está participando com duas obras autorais. "São dois quadros que fazem referências aos movimentos sociais que aconteceram na avenida mais conhecida de São Paulo. Nomeadas de 'A Procura da Democracia' e 'A Busca da Democracia', foram utilizadas, nos dois quadros, a técnica de acrílico sobre a tela", detalha.
Ainda sobre a sua participação, Ferrara comenta: "Durante os anos de 2013 e 2014 eu levava os meus quadros na avenida Paulista para vendê-los, já que aqui na região era difícil. A partir de então, comecei a observar o local que se transformou, futuramente, em pinturas".
De acordo com o artista, as duas obras que estão compondo a mostra em São Paulo já estiveram expostas em Mogi das Cruzes: em 2014 na Câmara Municipal; e, em 2016, no Casarão do Carmo. "É uma cidade com muita produção cultural, mas ainda sinto a falta de interesse dos mogianos pela arte. Muita gente compra obras na capital e não sabe que o artista é de Mogi", destaca Ferrara.
As obras podem ser prestigiadas ao longo da semana. O Masp é aberto de terça-feira a domingo das 10 às 18 horas (bilheteria até as 17h30), com exceção às quintas-feiras, em que o horário é estendido até as 20 horas (bilheteria até as 19h30). Às terças-ferias, a entrada é gratuita. Nos demais dias, os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). O museu fica na avenida Paulista, 1.578, no bairro Bela Vista. Os interessados em obter detalhes sobre o artista mogiano,  o telefone é 3251-5644.
"Avenida Paulista"
A exposição que celebra o 70 anos de fundação do Masp reúne os trabalhos de 17 artistas contemporâneos que realizaram projetos específicos para a ocasião, e outros 40 participantes que retrataram a avenida em trabalhos passados, participando, assim, do núcleo iconográfico.
Enzo Ferrara participa deste último núcleo com duas pinturas. Ao todo, as 150 obras que compõem a mostra realçam a avenida em diferentes aspectos, ressaltando as suas peculiaridades, belezas, cenários, eventos e movimentos sociais e culturais que foram realizados no local, desde manifestações políticas até a Parada do Orgulho LGBT. Um misto de acontecimentos que agitam a via mais famosa da capital. (Texto sob supervisão do editor)
  • Artista se destaca por explorar a arte Naïf nas obras
  • Enzo Ferrara é o único representante do Alto Tietê a compor a mostra na capital, que segue até dia 28 de maio
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos