Cidades
Publicada em 15/07/2017 - 21h07min

diagnóstico

Descubra o que é infecção urinária

A Infecção do Trato Urinário (ITU), conhecida popularmente como infecção urinária, é um quadro infeccioso que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, bexiga, uretra e ureteres. Esse tipo de infecção é mais comum na parte inferior do trato urinário, do qual fazem parte a bexiga e a uretra. "Os tipos, causas e sintomas das infecções urinárias variam de acordo com o local onde há infecção", explica a biomédica Renata Campos, proprietária Laboratório Bio Campos.
Segundo ela, existem quatro tipos de infecção urinária: cistite (infecção na bexiga), uretrite (infecção na uretra), pielonefrite (infecção nos rins) e infecção nos ureteres.
Ainda de acordo com a biomédica, alguns fatores são considerados de risco para contrair infecção urinária. "O problema é mais comum em pessoas cuja uretra é menor, como no caso do sistema reprodutor feminino, ou seja, o caminho que a bactéria precisa percorrer para chegar até a bexiga é menor. Ter uma vida sexualmente ativa facilita a infecção urinária também, especialmente as vaginais", detalha.
Entre os sintomas estão ardência forte ao urinar; grande necessidade de urinar, mesmo tendo acabado de voltar do banheiro; urina escura; urina acompanhada de sangue, e dor pélvica. A doença pode ser identificada por meio de um exame de urina.
  • Laboratório Bio Campos oferece diversos tipos de exame, como o de urina
  • Dr. Renata explica causas, tipos e sintomas da infecção urinária
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos