Artigos
Publicada em 06/07/2017 - 22h17min

Andréia Gonçalves

Manias

Todos nós temos nossas manias. Nos trilhos, por exemplo, eu sempre fico no mesmo lugar na plataforma aguardando o trem chegar, para quando descer na Luz andar tudo de volta até a última escada, fazendo com que eu questione muitas vezes minha sanidade por caminhar tanto assim.
Também sou neurótica com horários, mas isso me ajuda a não perder a hora de manhã, pois é tanta tensão que sempre acordo cinco minutos antes do despertador. Se acordar no horário, fico toda desnorteada achando que vou me atrasar.
Minha mesa no trabalho é dividida assim: no lado direito, todas as minhas tralhas pessoais - celular, fone de ouvido, caneca, garrafa de água - e do lado esquerdo somente o telefone fixo. Se algo muda de lado, dá uma espécie de taquicardia e enquanto não volta ao lugar certo, é uma situação um tanto desconfortável.
Quando chego em casa à noite, largo a bolsa, falo pouco com meu filho e vou direto tomar banho, antes de qualquer coisa. Se inverto ou demoro para fazer isso, é a mesma sensação de angústia até que tudo volte à normalidade dentro de mim.
É claro que isso, apesar de ter usado palavras do tipo angústia, neurose e taquicardia, são hipérboles apenas. Não chego a ser uma paciente digna de estudo (ou será que sou?!). Mas acho que ter algumas manias ou rituais, nos deixa no eixo muitas vezes.
É o pertencimento de si mesmo, uma espécie de autoconhecimento. Saber do que se gosta, do que se quer e aí elas viram nossa rotina. Creio que o ruim disso tudo é quando realmente é tão presente que não nos permite arriscar a mudar. Ou realmente há o sofrimento físico e psicológico, se algo não sai tão bem além de nossa zona de conforto.
Sei que novas manias virão, afinal, dizem que quanto mais os anos vão passando, mais "cri cris" ficaremos, não é mesmo? Resta saber se quem convive comigo vai aguentar tudo isso, mas eu também irei aguentar, então, está tudo certo e viva as nossas mesmices. Elas também são parte de nossas histórias.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos