Polícia
Publicada em 15/07/2017 - 20h27min

Stefany Leandro
Trânsito

Operação Lei Seca autua 11 motoristas em Mogi

Trabalho realizado faz parte do Programa Direção Segura, que é coordenado pela Detran

Foto: Divulgação

Blitzes da polícia ocorreram nas ruas Carlos Baratino e Olegário Paiva, na região central da cidade
Ao todo, 11 motoristas foram autuados entre a noite de sexta-feira e a madrugada de ontem em Mogi das Cruzes durante operação voltada para a fiscalização da Lei Seca. Dois deles também deverão responder por crime de trânsito.
A operação, que faz parte do Programa Direção Segura, é coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran). A ação tem por objetivo a prevenção e a redução de acidentes, bem como do número de mortes no trânsito causadas pelo consumo de álcool combinado com direção.
De acordo com o balanço divulgado ontem pelo órgão estadual, ao todo 186 testes do etilômetro, conhecido bafômetro, foram aplicados. As blitzes ocorreram nas ruas Carlos Baratino e Olegário Paiva. Ambas as vias fazem parte da rota de acesso a bares e casas de show da cidade.
No total, dez condutores foram autuados por dirigirem sob o efeito de álcool. Desta forma, terão de pagar a multa de R$ 2.934,70 e responder a processo administrativo junto ao Detran-SP para a suspensão do direito de dirigir pelo prazo 12 meses.
Além disso, dois destes condutores também terão que responder na Justiça por crime de trânsito. Isso porque apresentaram índices superiores a 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do bafômetro, limite considerável 'aceitável' por lei. Se condenados, eles poderão cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como "tolerância zero". Um motorista foi autuado por recusa ao teste do bafômetro.
O Programa Direção Segura integra equipes do Detran-SP, das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica e foi lançado no Carnaval de 2013. Pela Lei Seca, os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a defesa, até que a Carteira Nacional de Habilitação seja suspensa.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos