Cidades
Publicada em 30/08/2017 - 21h48min

Fernanda Fernandes
Educação

Instituto Federal de Educação já tem as primeiras aulas em Itaquá

Embora o prédio ainda se encontre com 93% das obras concluídas, duas turmas utilizam o espaço para estudar

Foto: Daniel Carvalho

IFSP fica entre as ruas Primeiro de Maio com a Nove de Julho, no bairro Estação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) de Itaquaquecetuba já iniciou as aulas com as primeiras turmas neste semestre, embora as obras do prédio ainda não tenham sido terminadas. Os serviços alcançaram 93% de conclusão, ou seja, avançaram apenas 13% no período de um ano. A entrega do prédio pronto está prevista para outubro deste ano. A unidade está instalada na esquina das ruas Primeiro de Maio e Nove de Julho, no bairro Estação.
Até o momento, foram entregues o bloco administrativo, salas de aula e laboratórios do Instituto Federal de Educação. Com essa estrutura, a unidade já está em funcionamento, com duas turmas do curso técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio, que tem previsão de se formarem em dezembro de 2019. Além disso, o local também oferece cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e cursos rápidos em Informática Básica, sendo estes em convênio com a Prefeitura, segundo informou o IFSP.
O prédio, quando estiver completamente pronto, terá capacidade para atender um total de 1,2 mil alunos em vários cursos. "O cronograma do próximo vestibular será divulgado em breve, provavelmente em outubro do corrente ano", informou o instituto em nota encaminhada à Imprensa.
O IFSP de Itaquá tem previsão de oferecer no próximo processo seletivo os cursos de Licenciatura em Matemática, Técnico em Mecânica Subsequente ao Ensino Médio, Técnico em Mecânica Concomitante para Alunos Egressos do Ensino Médio, ambos com uma turma cada. Também estão previstas para o próximo ano quatro turmas para o curso técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio.
Em termos de estrutura física, o IFSP de Itaquá contará com 12 salas de aulas, quatro laboratórios de informática, biblioteca, anfiteatro, espaço para convivência, cantina, área administrativa, estacionamento para alunos e servidores, entre outras áreas ainda não divulgadas. Em agosto do ano passado, o prédio estava 80% concluído com previsão de entrega em março deste ano.
Este é o segundo IFSP do Alto Tietê. A região já conta com uma unidade em Suzano, no Jardim Monte Cristo. Desde o início de 2014 é oferecido ensino superior no local, quando foi aberto o curso de Tecnólogo em Química. A iniciativa fez parte do plano de expansão da entidade, que possui três blocos, onde ficam as salas de aula e os laboratórios.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos