Formando cidadão do futuro
Publicada em 29/08/2017 - 22h37min

Suéller Costa
Concurso de Desenho e Redação

Vencedores serão conhecidos amanhã em cerimônia em Poá

CEP José Antônio Bortolozzo receberá alunos, educadores e autoridades para prestigiar os finalistas desta edição

Foto: Erick Paiatto

Evento prestigia os finalistas cujas produções despertaram o olhar dos jurados
Após meses de preparação, organização, desenvolvimento e aplicação do Concurso de Desenho e Redação, chegou o momento de conhecer os vencedores da quinta edição da ação idealizada pelo projeto Dat - Formando o Cidadão do Futuro, do Grupo Mogi News de Comunicação. A cerimônia de premiação, que parabenizará os 15 estudantes finalistas, representantes das 35 escolas participantes das redes municipais de Biritiba Mirim e Poá, é amanhã, às 9 horas, no Complexo Educacional Poaense José Antônio Bortolozzo, na rua Deputado Nelson Fernandes, 230, na Cidade Kemel, em Poá.
O evento reunirá alunos, estudantes e gestores das unidades envolvidas, além de autoridades ligadas à Educação, Cultura, Comunicação, além de representantes das prefeituras apoiadoras. É um momento único para prestigiar os alunos vencedores, e seus respectivos professores, aqueles que os auxiliaram em toda a produção.
O concurso é uma das ações do projeto educacional que se consolidou no Alto Tietê ao revelar ao longo dos últimos cinco anos grandes talentos. São alunos dos ensinos Fundamental I e II, que, a cada edição, se destacam ao se expressar, seja por um texto ou uma ilustração, as suas precepções acerca de uma temática que é debatida em sala e, inclusive, pelo jornal Dat, uma vez que os exemplares são entregues diariamente nas escolas participantes, e, em cada uma delas, trabalhados didaticamente na rotina escolar.
Neste ano, o concurso teve como tema "Como melhorar o mundo com boas ações - A ética em sala de aula". O assunto foi escolhido por meio de reuniões entre a coordenação do projeto e representantes das secretarias de Educação envolvidas. A discussão foi ampliada entre os professores, que, por sua vez, se responsabilizaram em trabalhá-lo com os seus educandos.
Balanço
O concurso envolveu 13 mil estudantes de 35 unidades municipais das redes de ensino de Biritiba Mirim e Poá. Deste montante, 15 deles chegaram às finais, após três etapas de avaliação. A primeira na escola, com a seleção de alguns trabalhos pelo corpo docente; a segunda pela Secretaria de Educação, que escolheu 15 trabalhos de cada categoria; e, por último, pela Comissão Julgadora, formada pelos educadores Maria Rosa Mieko Takeuchi, Maria Imaculada Ishibashi e Regina dos Santos e o advogado Gedeão Alves.
Coube a eles a missão de escolher as produções vencedoras dos primeiros, segundos e terceiros lugares das três categorias: Desenho, voltada aos estudantes do 1º ao 3º ano; Redação - Nível I,
para as crianças do 4º ao 5º ano; e Redação - Nível II, para os jovens do 6º ao 9º ano.

O concurso

Tema: “Como melhorar o mundo com boas ações – A ética em sala de aula”

Categorias:
I - Concurso de Desenho (1º ao 3º ano)
II - Concurso de Redação – Nível I (Do 4º ao 5º ano)
III: Concurso de Redação – Nível II (Do 6º ao 9º ano)

Premiação alunos:
1º lugar: Uma bolsa de estudos de idiomas durante um ano
2º lugar: Uma bicicleta
3º lugar: Um vale-presente no valor de R$ 300
Premiação professores:
Surpresa - Todos os educadores dos alunos finalistas das duas cidades, sendo, 15, ao todo, ganharão um prêmio especial, que será revelado no dia.
* A premiação é por cidade, portanto, cada uma terá os vencedores dos três lugares correspondentes às respectivas categorias.

Fonte: Coordenação-geral do Dat – Formando o Cidadão do Futuro.

Programe-se

Quando: 31/08
Onde: Complexo Educacional Poaense José Antônio Bortolozzo
Endereço: Rua Deputado Nelson Fernandes, 230, na Cidade Kemel, em Poá
Horário: Às 9 horas
Público envolvido: Estudantes e educadores das redes de ensino de Biritiba Mirim e Poá
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos