Formando cidadão do futuro
Publicada em 31/08/2017 - 21h45min

Suéller Costa
Concurso de Desenho e Redação

Cerimônia especial prestigia os vencedores da ação do Grupo MN

Evento reuniu alunos, educadores, gestores e autoridades para parabenizar os 15 finalistas desta quinta edição

Um clima de alegria, emoção, gratidão e confraternização contagiou a cerimônia de premiação do Concurso de Desenho e Redação do Dat - Formando o Cidadão do Futuro. A ação articulada pelo projeto educacional do Grupo Mogi News chegou à reta final, e, ontem, todos foram convidados para celebrar o sucesso de mais uma edição. Um evento especial, realizado no Complexo Educacional Poaense José Antonio Bortolozzo, em Poá, reuniu alunos, educadores, gestores, além dos familiares e autoridades regionais, para parabenizar o envolvimento de todas as escolas das redes de ensino de Biritiba Mirim e Poá, prestigiar os 15 finalistas que protagonizaram a edição deste ano e se embalar com a sintonia das apresentações culturais, dentre elas a da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Mogi das Cruzes, que abrilhantou a festividade.
Em sua quinta edição, o concurso foi realizado com as escolas das redes municipais de Biritiba Mirim e Poá, e contou com a participação das turmas dos ensinos Fundamental I e II. Com o tema "Como melhorar o mundo com boas ações - A ética em sala de aula", coube aos educandos expressar a sua opinião por meio de uma ilustração ou um texto sobre o assunto. Os autores das produções que despertaram a atenção da comissão julgadora foram premiados e devidamente homenageados pela plateia, que, alegremente, parabenizou a todos pela conquista.
Quem se saiu vencedor confessa que este foi um momento único e que contribuirá significativamente à sua história estudantil. "Sempre gostei de desenhar, e me dediquei ao máximo. Fiquei feliz demais quando soube que fui selecionado. Eu estava muito ansioso para receber esta premiação, pois eu nunca havia subido em um palco antes. Foi muito bom ficar entre os três primeiros colocados, já quero participar no próximo ano e, para ganhar", conta o aluno Tiago Sebastião dos Santos Oliveira, da Emef João Cardoso de Siqueira, de Biritiba Mirim, que conquistou o 3º lugar da categoria Desenho.
A ansiedade tomou conta de todos os finalistas, que, a cada anúncio, vibravam com a conquista e, alegremente, subiam ao palco para receber o seu prêmio."Foi muito legal ganhar, eu não esperava. Gosto bastante de escrever, e fiquei contente com essa vitória. Nem consegui dormir direito de tanto nervosismo pelo dia de hoje (o da premiação). Confesso que eu fiquei envergonhada no momento em que subi no palco, mas foi demais", comentou Kezia Santos da Conceição, da Emef Professor Antonio Carlos de Paula Souza, de Poá, que ficou em 1ª lugar na categoria Redação Nível I.
Sensação de dever cumprido
Por parte dos educadores, o que mais se ouvia pelos bastidores era a sensação de dever cumprido por contribuir para esse crescimento, aprendizado e revelação de novos talentos. Para eles, fazer parte deste processo foi desafiador, e, ao mesmo tempo, gratificante.
Viviane dos Santos Onofre Camargo, a professora do Tiago Sebastião, não conteve a sua alegria. "Ele é um aluno bastante presente em sala de aula, participativo e corresponde às necessidades do ambiente escolar. É dedicado, e, agora, com essa conquista, ele me disse que se sentiu realizado, e eu também".
Quem também saiu do evento com os olhos brilhando foi a professora Tania Aparecida Vendetti Pereira da Silva, a que orientou a aluna Kezia Santos da Conceição. "Ela é dedicada e escreve muito bem. Soube expressar precisamente as suas ideias no texto. É uma criança que sempre está prestando atenção na aula, posso dizer que é uma aluna nota 10. Em relação ao projeto, ele foi muito bem aceito e é positivo na escola. O tema desta edição coincidiu muito com uma das coisas que mais trabalho com os meus alunos em sala de aula, a ética. Parabéns pela iniciativa!", finaliza.
  • Orquestra da Polícia Militar abrilhantou o evento
  • Prêmios aos 1º, 2º e 3º lugares foram concedidos por apoiadores do Alto Tietê

Valorização à Educação

Os representantes das secretarias de Educação de Poá se sentiram lisonjeados por participarem, mais um ano, de uma iniciativa que valoriza o empenho dos educadores e a dedicação dos alunos, que, diariamente, se comprometem com o aprendizado por acreditar que a Educação é um dos caminhos para evidenciar as suas potencialidades e permitir mudanças significativas em suas trajetórias

Os representantes das secretarias de Educação de Poá se sentiram lisonjeados por participarem, mais um ano, de uma iniciativa que valoriza o empenho dos educadores e a dedicação dos alunos, que, diariamente, se comprometem com o aprendizado por acreditar que a Educação é um dos caminhos para evidenciar as suas potencialidades e permitir mudanças significativas em suas trajetórias.
Segundo o diretor de Educação Básica da Secretaria de Poá, Marcelo Paiva, o Dat - Formando o Cidadão do Futuro oferece uma contribuição valiosa ao ensino e aprendizado. "Este é um trabalho muito importante para a Educação, pois nós, como educadores, valorizamos muito que o aluno tenha acesso à informação e que a associe ao seu cotidiano. O jornal proporciona exatamente isso, que o aluno consiga identificá-lo como um cidadão pertencente a um espaço que ele possa ser crítico e participativo.
Para a secretária de Educação de Biritiba Mirim, Nair Vieira, a ação organizada pelo projeto educacional aumenta o respeito, reconhecimento e valorização daqueles que se dedicam ao ato de ensinar, e aos que estão sempre a postos para aprender. "Este Concurso de Desenho e Redação promovido pelo Grupo Mogi News valoriza, principalmente, o crescimento de todos nós, educadores, e não apenas dos alunos, que estão muito felizes por estarem participando e prestigiando. Além disso, este evento reúne conhecimento, integração, parceria e sociabilidade", enaltece a educadora.
O evento contou com a parceria da Zap Idiomas, Wizard Suzano, Ciclo Bike's Marchetti, Pop Bazar, Neia Calçados, Dolce Baby, Bazar Resende e Magic City. Também apoiaram a Padaria Nippon, Vivi Doces, Bolos e Salgados, Casa de Bolos de Poá, Kit Festas Lucia e Café Lourenço. (S.C.)
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos