Variedades
Publicada em 11/08/2017 - 23h01min

Agenda cultural

Feira de Antiguidades ocupa o centro hoje

Aprovada pelo público, a atividade ganha periodicidade fixa no Largo do Carmo e passa a ser realizada sempre no segundo sábado de cada mês

Foto: Juliana Oliveira

Evento agora faz parte da agenda cultural da cidade
A Feira de Antiguidades no Largo do Carmo, uma novidade apresentada ao público mogiano ao longo da programação do Festival de Inverno Serra do Itapety 2017, foi aprovada pela população da cidade. Em razão disso, a atividade ganhou uma periodicidade fixa dentro da agenda cultural do município e será realizada sempre no segundo sábado de cada mês. Uma nova edição acontece hoje. O evento, gratuito e ao ar livre, traz relíquias das mais variadas para agradar a todos os gostos. Uma oportunidade para garantir um presente diferenciado de Dia dos Pais.
A agenda até o final do ano já está definida. As próximas datas serão 9 de setembro, 14 de outubro (nesta edição já está confirmada a participação da banda Slow Mind), 11 de novembro e 9 de dezembro. O horário é sempre das 9 às 14 horas. Saiba mais em https://www.facebook.com/antiguidadescarmo/.
Na feira, os visitantes encontram diversos tipos de relíquias, disponíveis para troca e venda. São, ao todo, dez expositores, com peças como louças, porcelanas, artigos náuticos, militares, miniaturas, bibelôs e prataria. Além disso, a feira oferece livros, artesanato Divineiro (em alusão ao Divino Espírito Santo), obras de artes plásticas, atrações musicais e também gastronômicas.
No setor de alimentação, o público pode saborear opções como pastel de feira, caldo de cana, tapioca, biscoitos feitos a base de castanha-do-pará, pipoca, hot dog, entre outros.
Como uma forma de incentivar a ocupação artística deste histórico e tradicional espaço público, a feira também conta com a participação de artistas mogianos que desenvolvem a chamada "plain air". De origem francesa, a expressão é utilizada para descrever o ato de pintar ao ar livre, e não necessariamente dentro de um estúdio ou ateliê.
Os artigos Divineiros e religiosos que compõem o projeto Oficina Divineira estão presentes na Feira de Antiguidades, sob a forma de bandeiras, bolsas, oratórios, esplendores, santos decorativos, entre outros. E as atrações musicais servem como forma de entreter o público e também divulgar o trabalho dos músicos mogianos.
A Feira de Antiguidades é organizada pelo Espaço Retrô Mogi, e tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Um dos objetivos da atividade é valorizar e dar nova vida ao Largo do Carmo, retomando o reconhecimento deste espaço como um patrimônio histórico e cultural da cidade e também como um ponto de encontro para todos os mogianos. 
Oferta
Na feira deste sábado, as peças marcadas com a etiqueta "Faça Sua Oferta" estarão disponíveis para negociação e pechincha. 
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos