Variedades
Publicada em 01/09/2017 - 00h08min

Katia Brito
sessão magna

AMHAL celebra um ano de atividades

Neste 1º de setembro, aniversário de Mogi das Cruzes, a Academia Mogicruzense de História, Artes e Letras também está comemorando

Foto: Daniel Carvalho

Acadêmicos e convidados vão festejar o primeiro aniversário com sessão magna
Hoje, 1º de setembro, Mogi das Cruzes completa 457 anos e festeja também o primeiro aniversário da Academia Mogicruzense de História, Artes e Letras (AMHAL). Uma sessão magna será realizada, a partir das 15 horas, para celebrar um ano de atividades e a posse de cinco novos acadêmicos, totalizando 17 integrantes. O evento, aberto ao público, será na Igreja Ordem Terceira do Carmo, localizada rua São João, s/nº, centro de Mogi.
De acordo com o presidente da AMHAL, Glauco Ricciele, os novos acadêmicos se inscreveram no ano passado e passaram por um processo de aproximadamente nove meses até a tomada da posse que ocorre nesta sexta-feira. "Estes cinco acadêmicos vão nos ajudar no resgate da história da cidade", avalia.
O bibliotecário Auro Malaquias dos Santos, ocupando a cadeira 18 do patrono José Veiga, é um dos acadêmicos que tomam posse hoje, assim como o músico Cristiano Felício Carvalho na cadeira 5 pertencente a Miguel Barros, artista plástico conhecido como "Barros, o Mulato"; o escritor João Anatalino Rodrigues na cadeira 12 de Samuel Rodrigues Freire; a escritora Maria Lourdes da Silva na cadeira 15 de Paulo Ferrari Massaro, e o arquiteto Paulo Sérgio Pinhal na cadeira 11 pertencente a Alfredo Volpi. "Vamos também homenagear o escritor Nelson Albissú, falecido no ano passado. Ele será colocado na cadeira 13 e na próxima sessão devemos ter um acadêmico para representá-lo", conta Ricciele.
Com foco no patrimônio material e imaterial da cidade, a AMHAL se prepara para, ainda este mês, lançar seu site com um importante acervo sobre a história e cultura mogiana. E até o próximo ano deve ser lançado o livro com as homenagens prestadas aos patronos nas sessões magnas. Outro projeto é disponibilizar on-line livros de autores mogianos já falecidos. Mais informações sobre a AMHAL na página no Facebook ou pelo e-mail amhalmogi@gmail.com.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos