Cidades
Publicada em 13/09/2017 - 21h15min

Urbanismo

Especialistas discutem os desafios para desenvolvimento de Suzano

Mesa de debate encerrou evento, que aconteceu na Câmara, com direito à participação de estrangeiros

Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano

Ashiuchi diz que participação conjunta é importante
O seminário internacional "Suzano do Amanhã", promovido pela Prefeitura de Suzano por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, foi encerrado ontem. A abertura da iniciativa ocorreu anteontem, na Câmara. Entre os dois dias, o evento reuniu profissionais, representantes da sociedade civil, estudantes, pesquisadores e docentes das áreas de Arquitetura e Urbanismo, e foi marcado pelos desafios e pelas particularidades da visão de futuro.
O encerramento da jornada contou com a presença do prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR); dos secretários municipais Elvis José Vieira (Planejamento Urbano e Habitação) e Carlos Toshiharo Watanabe (Meio Ambiente); bem como de vereadores e de demais membros do Poder Legislativo. Os palestrantes Gustavo Restrepo, professor da Pontifícia Universidade Bolivariana de Medellin (Colômbia), e Daniel González, professor da Universidade de Guadalajara (México), que palestraram anteontem no seminário internacional, estavam entre o público presente.
Ontem, a mesa de debate "Suzano do Amanhã - Perspectivas do Novo Plano Diretor" teve à frente a coordenadora de revisão do Plano Diretor de Suzano 2018-2027, a arquiteta e urbanista Eliene Corrêa Rodrigues Coelho. Em sua apresentação, a especialista compartilhou alguns dos desafios enfrentados pela atual administração.
"Suzano é responsável, por exemplo, por 1% das exportações do Estado. Contudo, vale lembrar que, a renda per capita do município está abaixo da média estadual, infelizmente", considerou.
Para Ashiuchi, a participação conjunta na elaboração de soluções para o desenvolvimento urbanístico do município é uma das peças-chave do Plano Diretor, que será enviado à Casa de Leis para apreciação e votação neste ano.
"O nosso Plano Diretor tem várias mãos. Discutimos os aspectos de cada região e isto mostra uma gestão que respeita a história de Suzano, além de, é claro, evidenciar onde Suzano quer chegar", afirmou o prefeito.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos