Artigos
Publicada em 13/09/2017 - 21h31min

Paulo Passos

Irma

Veio uivando e singrando os mares em maligno espetáculo! À sua força e velocidade nada pode se opor!
Ganhou a terra, pairou sobre ilhas, ceifou vidas!
Pela tragicidade que trazia embutida - e que se concretizou -, o furacão Irma, viu-se levado à grande mídia, mobilizando a opinião pública!
As empresas televisivas, ao se aproximar da cidade dos sonhos, Miami, destino quase que inexorável, alardeou o fato, esmerando-se na cobertura dos preparativos e do drama vivido pelos moradores da região.
Em catarse, as redes sociais também cuidaram da matéria, não sendo raros os pedidos de orações pela população a ser vitimada.
Não que eles fossem infundados. Ao contrário, os irmãos que se preparavam para a pretendida catástrofe mereciam nossas preces e fraternal apoio.
Pus-me a pensar, no entanto: por que só naqueles instantes, quando a metrópole turística, e suas adjacências, estava para ser infelicitada, as informações e sinais de benquerença se tornaram tão evidentes? Por acaso, os ilhéus mortos, quais cidadãos de segunda classe, mereciam tratamentos diferenciados? Os dramas por eles vividos, o desespero intuitivo aos que foram desabrigados num repente, convivendo com o frio, a fome, o pavor da recidiva enfim, deveriam ser amenizados, quando não esquecidos? Justo trata-los como cidadãos de classe inferior, e como se tornou normal na desumanidade que grassa, dar de ombros às suas necessidades e desamparo?
O jogo dos pontos; a busca incessante pela atenção dos telespectadores ouvintes e leitores, com o consequente resultado financeiro disso decorrente, infelizmente fala mais alto em tempos de agora!
Filtram-se notícias; traz-se ao público, apenas, o que apresenta relevância financeira; endeusa-se ou derruba-se o que melhor convém. Alheia à ética, e senhora das opiniões, a grande mídia, palmilhando caminho sem retorno, cada vez mais se guia pelo materialismo e pela tendenciosidade.
A passagem do Irma foi exemplo claro de grotesca e odiosa seletividade!
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos