Artigos
Publicada em 16/09/2017 - 21h02min

Luiz Felipe da Guarda

Saúde funcional

O joanete, denominação popular da deformidade do Hálux Valgo, é uma saliência óssea que se forma na articulação na base do dedão do pé, quando esse aponta para o segundo dedo do pé, forçando a articulação do dedão a ficar maior e projetada para fora.
A pressão exercida sobre o dedo pelos sapatos, especialmente os de pontas estreitas e saltos, é a principal causa para a ocorrência de um joanete. A elevação dos saltos desloca o peso corporal para frente do pé de forma a contribuir para a deformidade.
Causas que contribuem para isso são os usos de saltos altos, sapatos apertados ou pontas estreitas, doença já instalada como a artrite, problemas congênitos do pé, uma má formação, hereditariedade. O joanete tem grande incidência em mulheres, devido seus calçados e tendência de modas que fazem os pés sofrerem com pressões, mas tudo está correlacionado com o tempo de uso. Principais sintomas de um joanete incluem, calo ossudo na região do dedão do pé, inchaço, vermelhidão ou dor contínua em torno do dedão do pé, principalmente quando se agravam após uso de determinados sapatos.
O tratamento caseiro envolve uma série de cuidados que, juntos, podem resolver o joanete, como alterar o seus sapatos. Opte por sapatos confortáveis que possam oferecer espaço para seus dedos. Sei que muitas das vezes mudar isso pode ser difícil principalmente para as mulheres que estão sempre em busca da elegância, mas atualmente há algumas opções no mercado que podem unir as duas coisas: elegância e saúde para seus pés. Quando o joanete já estiver instalado pode fazer uso de órteses de correção imobilizando e posicionando o dedo para a posição anatomicamente correta, evitando assim maiores danos.
As palmilhas almofadadas podem ser opção ajudando a diminuir a pressão exertomas do joanete e prevenindo que ele evolua. Ao presenciar dores e inflamação podem aplicar compressas com gelo sobre o joanete para ajudar a aliviar. A prevenção ainda é o melhor medicamento.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos