Artigos
Publicada em 22/09/2017 - 22h29min

Carla Fiamini

Aguinaldo

Lanço mão deste democrático espaço para falar sobre o Aguinaldo Xavier, que, entre tantos Aguinaldos de nosso Brasil, poderia ter escolhido, em razão do berço de dificuldades no qual nasceu, um outro caminho que não o da insistência e da educação - aquela que nivela oportunidades.
Nunca tinha visto o Aguinaldo. O conheci nesta semana, por ter participado com ele de um ciclo de palestras na Faculdade Piaget, em Suzano, por meio do movimento "Somos Mais que Um" (# Q1), que teve a premissa de discutir o futuro do mercado de trabalho. Éramos em dez especialistas, incluindo Aguinaldo - especialista em alma, em caráter, em boa vontade, em força de vontade, em persistência. Não que os outros nove, grupo no qual me incluo, não detenha esses predicados, mas Aguinaldo é aquele que ainda abençoa as suadas conquistas que teve com as lágrimas que derrama ao compartilhar sua história e ao nos lembrar do quanto vale a pena resistir, apesar do pouco dinheiro no bolso, mas que se contrapõe com a farta fé que carrega na alma.
Diferentemente de muitos, Aguinaldo só chegou ao ensino superior depois dos 30 anos. Antes, comeu o pão que o diabo amassou, só não quando sua mãe, o esteio da humilde família, não tinha nem o pão para oferecer aos dois filhos.
Aguinaldo é formado desde 2016 em Administração de Empresas, mas, principalmente, é graduado em gratidão - gratidão pelas oportunidades que apareceram em sua vida para sua sobreviva e que, agora, concedem um colorido especial ao seu futuro.
Entre tantos Aguinaldos que existem por aí, me deparei talvez com o mais vencedor, com um cara que inspira, e, principalmente, que nos motiva a agradecermos e a trabalharmos mais, em vez de reclamarmos, julgarmos e terceirizarmos responsabilidades.
Acredito que o futuro do mercado de trabalho será construído por gente assim. É preciso ser capacitado tecnicamente, porém, não se pode perder a humildade e a consideração por si mesmo e pelo outro no meio do caminho.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos