Artigos
Publicada em 23/09/2017 - 20h38min

Renato Ramos

Trabalho voluntário

De acordo com uma pesquisa do Instituto Datafolha, 11% da população está à disposição para ajudar o próximo, e o número é quase três vezes maior (28%) entre quem já realizou algum tipo de atividade não remunerada para ajudar o outro em algum momento de sua vida.
É incrível ver milhares de pessoas reservarem parte do seu tempo exclusivamente para ajudar. Sair da zona de conforto é algo difícil, mas a vontade de ser solidário e ter um papel ativo na transformação da realidade leva as pessoas a tomarem boas atitudes, com o simples pensamento de transformação, seja ele em pequenas ou grandes esferas.
É sabido também que o trabalho voluntário faz muito bem ao ser. Inclusive, há quem diga que o voluntário é quem mais ganha, por ser recebido sempre com muito carinho, por fazer novas amizades, e por ver novas formas de se inspirar. Tudo isso abre a mente!
Mesmo que não seja seu objetivo, o voluntariado também é uma boa porta de entrada para o mercado de trabalho. As empresas dão muito valor para pessoas que se esforçam de verdade em trabalhos sociais, e já é o "algo a mais do currículo", que pode fazer a diferença na hora da seleção.
Em Ferraz de Vasconcelos, o Grupo Estudantil Se Ligue, do qual faço parte, realiza diversos trabalhos voluntários. Criado em 2006, na Escola Estadual Carlindo Reis, no centro da cidade, o principal objetivo do grupo é dar voz e vez aos adolescentes, valorizando o protagonismo juvenil e, ao mesmo tempo, desenvolver trabalhos sociais, inclusive na Cultura.
Neste tempo, o grupo promoveu ações beneficentes e, principalmente, nos setores da Cultura e do Esporte. O grupo acabou se tornando referência de liderança e de organização, e em 2012 e 2013, recebeu o prêmio Destaques do Ano da Diretoria de Ensino - Região Suzano e Ferraz de Vasconcelos.
Neste ano, o Se Ligue continua aceitando novos voluntários. Quem quiser fazer parte, basta ficar de olho em nossas ações pelas redes sociais. O voluntariado transforma a vida das pessoas!
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos