Artigos
Publicada em 30/09/2017 - 21h17min

MAURO JORDÃO

INTELIGÊNCIA

Com pitadas de bom humor entremeadas em sua narrativa crítica do histórico crescimento do cristianismo, Michel Onfray em seu livro mais recente, Décadence, nos dá uma visão apocalíptica pessimista da civilização judaico-cristã na Europa, afirmando que ela está agonizante, vivendo os últimos suspiros de sua franca decadência.
Num olhar menos pessimista, Roger Scruton vê Onfray debruçado na janela do tempo esperando a morte da fé, então, procura avivá-la afirmando em seu livro, A Alma do Mundo, que tudo que nos envolve visto apenas pelas lentes da ciência e da tecnologia perde o sabor que faz a vida valer a pena, como os relacionamentos, a contemplação da natureza, o fruir da arte, na verdade, dependemos de algo que não se reduz a átomos, coisa cheia de emoção e significado que não podemos tocar.
"Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das suas mãos". Davi fez o Salmo 19 inspirado por ter diante dos seus olhos o céu escuro fulgurante de estrelas, e outras vezes ao ter o seu rosto cansado pelo pastoreio do dia ser acariciado pela brisa refrescante da noite embalada na luz suave do luar.
No cérebro de Davi, 100 bilhões de neurônios expressaram seu sentimento de adoração a Deus ao contemplar extasiado o rosto cósmico de 100 bilhões de galáxias que formam o Universo. Nenhum desses neurônios funcionaria se não houvesse vida. O que é vida?
Quando Adão foi moldado do barro ele ainda não tinha vida, necessitou que o Espírito Santo soprasse nele o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente como os animais, porém, Deus, através do Espírito, colocou nele um espírito eterno, fazendo-o diferenciado dos outros seres viventes.
Todos nós à semelhança de Adão temos corpo, alma vivente e espírito; os animais, as aves e os peixes só possuem corpo e alma vivente. Criados à semelhança de Deus temos intelecto e vontade a fim de diferenciar o certo do errado e colocar em prática o bem ou o mal. Robô não é ser, é maquina programada.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos