Artigos
Publicada em 30/09/2017 - 21h16min

Luiz Felipe da Guarda

Você sabia?

Um cisto, também conhecido como cisto sinovial, é um inchaço que geralmente ocorre no dorso da mão ou do punho. É um tumor benigno que habitualmente apresenta-se como um pequeno nódulo arredondado acima das articulações ou tendões, principalmente nas mãos e punhos.
Popularmente dizendo, o cisto sinovial é uma bolinha de consistência mole e essa bolinha é gerada por extravasamento desse líquido sinovial, que tem uma fundamental importância em nossa movimentação óssea fazendo com que um osso contra o outro não provoque atrito e desgaste.
Dentro das articulações existem duas importantes estruturas, o líquido sinovial e as cartilagens.
A cartilagem é um tecido escorregadio localizado nas extremidades dos ossos articulados. O líquido sinovial é uma espécie de lubrificante que fica dentro das articulações
O "vazamento" de líquido sinovial para fora das articulações forma uma bolsa que pode ser facilmente vista e palpada. Apesar de ter origem no líquido sinovial, o conteúdo do cisto sinovial não é puramente líquido. O material dentro do cisto fica isolado do resto da articulação e acaba por formar uma espécie de geleia.
Ele não costuma provocar dor, mas pode fazê-lo caso a massa comprima algum nervo. Nesta situação, além da dor, também é possível haver perda de força e de sensibilidade na região da articulação ou tendão.
Normalmente as pessoas afetadas são as crianças ou os jovens. Não se sabe de certo o real motivo do seu aparecimento, mas existem relatos por comprovações clínicas que o trauma e o uso excessivo da articulação são um desencadeador para o surgimento do cisto sinovial, porém não se pode descartar que um defeito na formação da articulação também parece ser importante.
Os tratamentos existentes podem ser por imobilização e compressão do cisto tentando forçar o retorno do líquido. Em alguns casos eles desaparecem sozinhos e ainda existe a opção por procedimentos cirúrgicos.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos