Editorial
Publicada em 18/09/2017 - 20h55min

Longevidade

Os novos Miss e Mister Terceira Idade de Mogi - Maria Benedita Simão e Katumi Ito -
foram conhecidos na última sexta-feira. Concursos como este têm se espalhado pela região, em Suzano, por exemplo, o evento será na próxima quinta-feira, dia 28, e na sexta-feira em Itaquaquecetuba. São eventos que contribuem para elevar a autoestima desta importante parcela da população, que já passou dos 60 anos. Um exemplo é o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) José Ermírio de Moraes, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, localizado na capital, que realizou a 14ª edição do Mister IPGG em agosto.
Porém, mais que a valorização dos idosos por sua beleza e simpatia, é preciso um novo olhar do poder público que, embora, tenha dado passos importantes em relação à saúde, à prática de atividades físicas e à socialização, com a implantação de academias em praças e outros centros dedicados ao idoso, ainda precisa avançar no estímulo à cidadania e ao protagonismo.
Outro ponto fundamental é despertar em diferentes segmentos da sociedade esta valorização. Há pessoas para quem os mais velhos são praticamente invisíveis, ou pior, um peso, alguém que não tem mais o que oferecer. Basta o exemplo do frequente desrespeito no transporte público ou o uso indevido das vagas de estacionamento preferenciais.
Enquanto a expectativa de vida avança, com milhões de pessoas idosas, muitas vivendo além dos cem anos, mantendo-se ativas, inclusive no comando de seus negócios, será que é possível descartar toda a experiência e conhecimento desta parcela da população? Será que encontros de diferentes gerações nos mais diversos setores do País não levariam a uma sociedade mais justa e até mesmo a melhores resultados na economia? Há um enorme potencial nas relações intergeracionais.
Claro que nem todos tiveram as mesmas oportunidades, e muitos sofrem com a baixa escolarização, tendo aposentadorias que mal garantem sua sobrevivência, mas, mesmo com estes há muito o que aprender. Afinal, o avançar da idade chega para todos, e sempre haverá novos aprendizados.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos