Editorial
Publicada em 21/09/2017 - 20h54min

Preocupante

Uma pesquisa do Datafolha, divulgada no fim do ano passado, apontou a saúde como a principal preocupação dos brasileiros, seguida pela corrupção e o desemprego. Diante de tantos problemas enfrentados para conseguir um atendimento de qualidade, não é de se estranhar este resultado.
Na região, Mogi das Cruzes tem realizado importantes investimentos e assim alcançado bons resultados, como o Hospital Municipal, que recentemente conquistou a certificação "Acreditado Pleno", concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O selo é um reconhecimento à qualidade e segurança dos serviços assistenciais prestados. Destaque também para o Hospital Dia que está sendo construído no distrito de Jundiapeba, ao lado da Unidade Clínica Ambulatorial (Unica).
Em contraponto, a crise financeira de Poá, depois do corte no Imposto sobre Serviços (ISS), vem afetando importantes setores, e com a saúde não seria diferente. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutor Cypriano Mônaco, no Jardim Nova Poá, por exemplo, teve o atendimento suspenso aos finais de semana. Esta semana, inclusive, o prefeito Gian Lopes (PR) e seu vice Marquinhos Indaiá, que também é secretário municipal de Saúde, estiveram com o vice-governador Márcio França para pedir ajuda na manutenção do Hospital Municipal Guido Guida.
Já em Suzano, acompanhamos nas últimas semanas novos capítulos da novela do Hospital Estadual. Uma "trama" que se arrasta há anos, e recentemente ganhou um novo prazo: 2019. São mais dois anos de espera para que o hospital atenda a cidade e região. Mesmo com a pressão política do deputado estadual Estevam Galvão (DEM), o governo de Geraldo Alckmin mantém (PSDB) a situação indefinida, e somente agora inicia a elaboração de um plano para a unidade.
Sem falar nas denúncias de pacientes do Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos de demora no atendimento e falta de médicos, problemas negados pela Secretaria de Estado da Saúde. Enfim, são muitos os desafios na área da saúde para por fim aos longos prazos para obter uma simples consulta.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos