Editorial
Publicada em 22/09/2017 - 22h29min

Criatividade

Uma reportagem do jornal O Estado de São Paulo publicada ontem aponta que muitas cidades pequenas do Brasil só têm emprego em Prefeituras. A população desses municípios não encontram oportunidades de trabalho em outras áreas, como no comércio ou em indústrias. A maioria delas carece de infraestrutura para que empreendedores invistam seu dinheiro e, com isso, não há motivos para se criar algo nesses lugares.
Esta notícia faz pensar sobre a situação dos dez municípios do Alto Tietê, até porque temos por aqui cidades pequenas como Salesópolis, Santa Isabel e Biritiba Mirim. Sabemos que realmente muitos moradores desses lugares são empregados das Prefeituras, até porque tais regiões carecem de fábricas ou comércios. Portanto, algumas áreas são importantíssimas para gerar economia.
Salesópolis, por exemplo, precisa investir cada vez mais no turismo. Com uma das represas mais bonitas do Estado - a represa de Ponte Nova -, o município tem alto potencial para atrair turistas.
Além do turismo, as cidades precisam de empreendedores criativos. São eles os responsáveis por melhorar e desenvolver os lugares onde vivem. Mogi das Cruzes, por exemplo, não para de crescer. Porém, seus administradores têm mostrado força de vontade eM manter isso, como mostra o constante aprimoramento em novas tecnologias para fazer da cidade um lugar moderno e atrativo para empresas e empresários.
Itaquaquecetuba é outro bom exemplo de uso da criatividade para reverter problemas na economia. É lá que mais se criou empregos neste ano. Isso porque políticos e empresários tiveram a inteligência de "vender" uma qualidade da cidade, em meio a tantos problemas que ela possui: a localidade. Por ser próxima da capital e da rodovia Ayrton Senna (SP-70), Itaquá já ganhou dois supermercados e um shopping, além de centenas de empregos, neste ano.
Sobreviver apenas com empregos gerados por Prefeituras pode ser uma salvação para algumas regiões, mas não há situação em que a criatividade não possa alterar o cenário para melhor.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos