Especiais
Publicada em 06/09/2017 - 10h56min

Sueller Costa
Educação

Parceria entre as secretarias fortalece as ações do projeto

Redes intermediam as etapas nas escolas, promovem o diálogo com os professores e incentivam os alunos

A realização das ações implementadas pelo Dat -
Formando o Cidadão do Futuro conta com o apoio das secretarias de Educação participantes do projeto regional. O Concurso de Desenho e Redação é uma destas iniciativas, e, neste ano, foi realizado em conjunto com as equipes das redes de Biritiba Mirim, que está presente no projeto há seis anos; e Poá, que participa do programa desde a fundação. Secretárias e suas respectivas coordenações se colocaram à disposição para intermediar todas as etapas nas escolas municipais, promover o diálogo com os professores e incentivar os alunos em suas produções.
É esse apoio constante e o trabalho em equipe que vêm fortalecendo o projeto do Grupo Mogi News. Ao assumir o seu comprometimento com a Educação, mais que estimular o ensino e aprendizado por meio da leitura, escrita, interpretação por meio de ações intermediadas com o jornal e outras fontes de informação, a iniciativa procura colaborar com a formação de um cidadão informado, crítico e ciente do seu poder de transformaçãor meio de sua expressão e postura participativa na sociedade.
Para a secretária de Educação de Biritiba Mirim, Nair Vieira, o concurso fortalece o compromisso dos educadores com o projeto e aumenta o respeito, reconhecimento e valorização daqueles que se dedicam ao ato de ensinar e aos que estão sempre a postos para aprender. "Este concurso valoriza, principalmente, o crescimento de todos nós, educadores, e não apenas dos alunos, que estão muito felizes por estarem participando. Além disso, este evento reúne conhecimento, integração, parceria e sociabilidade. Iniciativas como esta são uma oportunidade de reconhecer os talentos da nossa rede de ensino, compartilharmos o que vem sendo feito, e, assim, reconhecermos o trabalho realizado nas escolas", afirma.
Segundo o diretor de Educação Básica da Secretaria de Poá, Marcelo Paiva, o Dat - Formando o Cidadão do Futuro oferece uma contribuição valiosa ao ensino. E este evento valoriza o trabalho dos profissionais que o colocam em prática."Este é um trabalho importante para a Educação, pois nós, como educadores,valorizamos o acesso à informação. Com o jornal, o aluno se vê como um cidadão pertencente a um espaço que ele possa ser crítico e participativo", completa.
Integração
As coordenadoras das Secretarias de Educação possuem uma representatividade nas articulações das ações idealizadas pelo projeto. Elas ajudam a viabilizar as etapas, e contribuem para a finalização de cada atividade, como a do concurso. Para a coordenadora da rede de Biritiba Mirim, Silvana Camargo, é gratificante ver os resultados conquistados com os alunos e notar o envolvimento dos educadores, aqueles que se comprometem em colocar em prática atividades diferenciadas com os recursos midiáticos. "É um prazer participar deste concurso. Acho importante o envolvimento de todos, e houve o empenho dos nossos alunos. Os professores sempre são receptivos à participação, e, para esta cerimônia, destaco a participação não só dos educadores, como também da família, que se mostra presente, e se empenha para prestigiar este momento especial", enfatiza.
Segundo a diretora do departamento pedagógico da Secretaria de Educação de Poá, Suzana Camargo, a cerimômia enriquece a admiração pelos gestores, e, em especial, aos educadores, que realizam atividades significativas com os alunos. "Propostas como estas engrandecem a auxiliam os professores nas ações na sala de aula", finaliza.
  • Neste ano, concurso foi realizado em conjunto com as equipes das redes de Biritiba Mirim, que está presente no projeto há seis anos; e Poá, que participa do programa desde a fundação
  • Neste ano, concurso foi realizado em conjunto com as equipes das redes de Biritiba Mirim, que está presente no projeto há seis anos; e Poá, que participa do programa desde a fundação
  • "Este é um trabalho importante para a Educação, pois nós, como educadores, valorizamos muito que o aluno tenha acesso à informação e que a associe ao seu cotidiano" Marcelo Paiva, diretor de Educação Básica da rede de Poá
  • "Eventos como este são uma oportunidade de reconhecer os talentos da nossa rede de ensino, compartilharmos o que vem sendo feito, e, assim, reconhecermos o trabalho realizado nas escolas" Nair Vieira, secretária de Educação de Biritiba Mirim
  • "Os professores são receptivos à participação nesta iniciativa, e, para esta cerimônia, destaco a participação não só dos educadores, como também da família, que se mostra sempre presente" Silvana Camargo, coordenadora da rede de ensino de Biritiba Mirim
  • "Propostas como estas engrandecem a auxiliam os professores nas ações desenvolvidas na sala de aula", Suzana Castro, diretora do departamento pedagógico da Secretaria de Educação de Poá

Grupo MN reafirma compromisso com o ensino

Educação é um dos segmentos que despertam a atenção do Grupo Mogi News. E, para contribuir para o desenvolvimento desta área responsável pela evolução de uma nação, se compromete a realizar ações que possam contribuir, mesmo que regionalmente, ao ensino, aprendizado e formação dos jovens que passam pelos bancos escolares.
O Dat - Formando o Cidadão do Futuro é o projeto que se preocupa em colocar esse ideal em prática, e são as suas ações que têm comprovado a positividade da iniciativa e a sua credibilidade diante de quem está diretamente envolvido. Para a diretora-presidente do Grupo Mogi News, Sonia Massae de Moraes, é realizador observar o envolvimento dos beneficiados com o programa. "Vejo este projeto de forma positiva, pois os alunos e professores se preocupam com cada uma das ações. O comprometimento é intenso, e, embora haja dificuldades, todos se preocupam em melhorar a Educação em sua região, motivar os alunos e buscar resultados. O desafio é grande, mas o envolvimento é ainda maior. Observar esse interesse e empenho de todos nos motiva a continuar a investir neste prêmio. Um ótimo trabalho está sendo feito", destaca.
Para o presidente do Grupo Mogi News, Sidney Antonio de Morais, o que o deixa realizado é saber que o projeto tem contribuído para a formação de muitos jovens e em diferentes ciclos de ensino. "É por meio da Cultura e Educação que vamos transformar o nosso País. Ao longo destes 25 anos com o Gurpo Mogi News de Comunicação, nós já formamos muitos alunos com o nosso projeto, há muitos estudantes que se encontram em outros níveis de ensino, como o universitário, e, hoje, fico feliz quando eles se lembram que participaram desta iniciativa, que se compromete com o aprendizado de nossos jovens", finaliza.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos