Artigos
Publicada em 03/10/2017 - 21h21min

Raul Rodrigues

O pensar iniciático

Ao repartir o sentido oculto das coisas: todo ser humano nasce numa dada comunidade, com todas suas próprias idiossincrasias! Com sua etnia ou etnias predominantes, seu corpo de ideias de origem religiosa, seus valores morais: seus hábitos em geral.
Após chegar à idade adulta, e por toda a sua breve vida, este ser humano irá preservar, em geral, quase todas essas idiossincrasias. Continuará adotando as mesmas crenças religiosas, os mesmos valores morais, os mesmos hábitos que adquiriu na infância e adolescência pela via da comunidade de origem. Na melhor das hipóteses terá alguns arremedos de reflexão, fará algumas superficiais elucubrações filosóficas, mas sua idiossincrasia ideológica do começo de sua vida permanecerá quase que intacta.
Em meio a todo esse esquema de referências, que se pode chamar de pensamento profano, pode-se inserir um outro, no rastro de algumas superficiais elucubrações filosóficas como sinal de alerta: o pensamento iniciático! Pensamento que nos introduz no sentido oculto da vida, do mundo e das coisas visíveis e invisíveis. Quando se manifesta, acaba nos revelando as dimensões secretas, vedadas ao acesso pelo pensamento cotidiano ou profano. Primordialmente, age sobre nós, pela revelação de um conhecimento ou de uma explicação então desconhecida e às vezes insuspeita. Graças a esta nova compreensão, não se verá mais a vida, o mundo ou as coisas da mesma maneira. Passa-se então a usufruir um estado de consciência ampliado!
Consciência ampliada que cede espaço ao pensamento iniciático para proceder a ligações, a questionamentos fora de todo processo considerado convencional de compreensão. O que se passa, então, no espírito quando se compreende? Quando se introduz dúvidas, interrogações, em meio às certezas! Quando se faz esta ligação, estabelece-se uma relação entre a nova proposta que vem de ser exposta e aquela já de nossa posse. Em termos de evolução uma nova alternativa é, então, criada no sistema de acumular conhecimentos!
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos