Artigos
Publicada em 06/10/2017 - 23h44min

Renato Ramos

Responsabilidades

A responsabilidade pode ser interpretada de várias maneiras, porém só tem um significado. Segundo o dicionário Aurélio, o termo é definido como "obrigação de responder pelas ações próprias, pelas dos outros ou pelas coisas confiadas". 
A falta de responsabilidade muitas vezes vem associada com o hábito. Por exemplo, quando você chega atrasado, é um hábito culpar fatores externos, quando, na verdade, você não teve a disciplina necessária para se organizar e chegar no horário combinado. Claro que contratempos existem, mas o hábito de não admitir os nossos defeitos e nossas dificuldades também está ligada à falta de responsabilidade.
A "irresponsabilidade" prejudica não só você, como todas as pessoas em sua volta. Outro exemplo: o atraso em uma reunião ou compromisso pode não só atrapalhar você, mas, como, também, prejudicar a agenda dos demais participantes. Isso pode levar, inclusive, a um efeito dominó em quem estabelece horários para o seu dia.
Se você se identificou com o "sempre atrasado", acalme-se! O autoconhecimento é essencial, já que para se tornar alguém melhor é preciso se conhecer e saber onde está errando, e então descobrir o que deve ser mudado. Ao invés de arrumar um culpado, é melhor assumir sua culpa de forma responsável.
Não se preocupe com as coisas que estão fora do seu controle, se preocupe com o que de fato está sob o seu controle e comece a agir para que tal situação mude. Tentar justificar o erro pode ser errar outra vez. Responsabilidade, além de ser o dever de arcar com as consequências do próprio comportamento, é fundamental para que as transformações desejadas possam ser generalizadas. Assumir compromissos com calma e organização é uma forma de ser responsável.
Vale lembrar que podemos e devemos ter pensamentos críticos quanto a assuntos que nos exigem uma atitude responsável, pois, de fato, tomaremos uma decisão, seja ela correta ou não, e que nos apresentará seus resultados futuramente. Ser um sujeito responsável é ser um sujeito consciente!
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos