Artigos
Publicada em 10/10/2017 - 23h54min

Raul Rodrigues

Pontos de cegueira

Com a convicção de tudo saber, alguém afirma que cego é aquele que não quer ver! Por aí: tudo depende do ponto de vista! Esse adorável lugar-comum tornou-se lema que absolve todos os dilemas, aguilhões da consciência e desencontros. Mesmo aqueles à porta de suspeito motel, onde a boa discrição recomenda não reconhecer ninguém. Soluciona todos os problemas, desfaz todas as encruzilhadas, relativiza todos os axiomas, nivela todos acidentes geográficos, arredonda pontas, desfaz fronteiras, propõe cones, como figuras geométricas válidas para estilistas de plantão, embranquece todas as cores e coloca, em posição de altivo destaque, todas as cegueiras
E como é confortante e saboroso, sob o condimento da hora, sem a pimenta do esclarecimento como tempero, não aprender, não distinguir e, sobretudo, não mudar de ideia! Ser, de modo soberano, em lugar do saudável e sempre relativo, estar!
Se tudo depende do ponto de vista, então, por meio de vias de acesso nada ortodoxas, todas alternativas são verdadeiras. Sem invocar qualquer guru de plantão. Todas as propostas são interessantes, todas teses defensáveis, todas conclusões provisórias, todas decisões, de há muito, deixaram de ser decisivas. Essa conduta verbal e mental jamais se aproximará, que dizer incorporar, a complexidade da vida! Como é de fácil consumo e difusão, o ponto de vista, tornou-se a ideologia de muitos pseudoeducadores que, em seus pseudolivros, transmitem pseudoconceitos e pseudoconselhos. São notórios sabichões que se expressam complicadamente para disfarçar a simplicidade do nada embutido em sua soturna mensagem.
No entanto, se existem pontos de vista, existem também pontos de cegueira. Sem me valer de qualquer par de óculos capaz de ver nas entrelinhas aspectos da realidade, a verdade é que não consigo ver uma infinidade de outros aspectos dessa mesmíssima realidade. Lucidez visual é entender que nem tudo se pode compreender, quanto mais saber! Lucidez visual requer inteligência auditiva, para ouvir o outro! 
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos