Autonews
Publicada em 11/11/2017 - 20h16min

elétrica

Volvo traz protótipo de escavadeira

A Volvo Construction Equipment apresentou recentemente o EX2, um protótipo de escavadeira compacta totalmente elétrica. A máquina tem nível de ruído dez vezes menor que o modelo convencional, com zero de emissões de gases poluentes e ainda um custo total de propriedade reduzido.
A Volvo define a eletromobilidade como sendo "veículos comerciais e máquinas que façam uso de motores elétricos para propulsão ou execução de sua finalidade principal". Para tornar o protótipo EX2 totalmente elétrico, o motor a combustão foi substituído por duas baterias de íons de lítio, totalizando 38 KWh, com capacidade para armazenar energia elétrica suficiente para trabalhar oito horas em uma aplicação intensa, como escavação em solo compactado.
A arquitetura hidráulica também foi substituída por uma outra elétrica, que inclui acionadores eletromecânicos lineares que ajudam a otimizar a cadeia de transmissão. A retirada do sistema hidráulico e do motor a combustão, bem como a redução das necessidades em resfriamento, levou a níveis de ruído significativamente mais baixos. A EX2 é um projeto de pesquisa e ainda não existem planos para sua produção em escala industrial.
A EX2 resultou do projeto anterior da empresa, o ELEXC, parcialmente financiado pelo governo e várias entidades financiadoras da França. A Volvo CE trabalhou com uma equipe de seis empresas parceiras que contribuíram para o projeto de 7 milhões de euros. O trabalho no ELEXC começou em 2012 e terminou em 2015. Desde então, a Volvo CE trabalha em outros projetos conectados com o EX2, como testes de durabilidade.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos