Autonews
Publicada em 25/11/2017 - 19h35min

Ao volante

Recursos ajudam motorista em caso de sono

Ter atenção ao volante é essencial para garantir a segurança no trânsito. Dirigir com sono ou cansado é muito perigoso e pode causar acidentes. Mas isso é mais comum do que imaginamos. Na Europa, por exemplo, pesquisas mostram que uma em cada três pessoas dormem menos do que deveriam. Isso pode acontecer, por exemplo, com casais que têm bebês ou filhos pequenos. Ao volante, a sonolência após uma noite mal dormida pode reduzir a concentração e deixar as reações mais lentas, comparáveis às de um motorista que ingeriu bebida alcoólica. O cansaço também é a causa de um em cada cinco acidentes naquele continente, onde uma em cada cinco pessoas admite já ter adormecido ao dirigir.
Para evitar esse tipo de risco, a Ford oferece um recurso que alerta o motorista se ele apresentar sinais de sonolência ou cansaço. É o sistema de alerta de fadiga. Disponível no Fusion e no Edge, ele monitora o comportamento do veículo para detectar se o condutor está distraído ou cochilando. Com o auxílio de câmeras, ele avalia o nível de atenção do motorista pela movimentação do carro dentro da faixa de rodagem. Se o veículo sair da faixa com certa frequência, o sistema interpreta que ele está com fadiga e recomenda uma parada para descanso por um alerta no painel, mostrando a imagem de uma xícara de café, acompanhada de um aviso sonoro.
É possível usar também o comando de voz do sistema de conectividade SYNC 3 - disponível no Focus e Fusion - e escolher um lugar para tomar café ou fazer uma pausa para descansar. O sistema criado há quase uma década continua sendo aprimorado e basta dizer "preciso de um café" para que o recurso relacione as cafeterias próximas e guie o motorista para a que ele escolher. Outra opção é dizer "quero parar" e o SYNC 3 dará sugestões de cafeterias, padarias e até supermercados.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos