Cidades
Publicada em 13/11/2017 - 21h52min

*Isabella Grisaro
Novembro Azul

Mogi programa várias ações no Dia Mundial do Diabetes

Mais de 30 mil pacientes do sistema público de saúde terão palestras em unidades da UPA, além da Unica

Foto: Mogi News

UPA do Rodeio (foto) será apenas um dos locais que participará das atividades
Hoje é considerado o Dia Mundial do Diabetes, e a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes promove diversas palestras que serão realizadas na data, para mais de 30 mil pacientes diabéticos beneficiados pelo sistema público de saúde.
Será realizado um encontro no auditório da Secretaria de Saúde às 14 horas, com palestras para pacientes com diabetes, tipo 1 ou 2, e contará com a presença de profissionais da Rede Básica. Esse evento faz parte da programação do Novembro Azul, que conta com diversas outras programações. O endereço do local é rua Manuel de Oliveira, 30, no bairro Mogilar.
Na Unidade Clínica Ambulatorial (Unica) de Jundiapeba, das 9 às 14 horas, acontecem atividades e orientações para pacientes com participação de nutricionista, endocrinologista e enfermeiras. A unidade fica na rua Professor Lucinda Bastos, 1.790.
Durante o dia inteiro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Universo oferecerá palestras e atividades sobre a diabetes, e profissionais de saúde estarão presentes para realizar exames e transmitir outras informações. A UPA fica na rua Dom Luís de Souza, 136.
Também com programações para o dia todo, a UPA do Rodeio, na avenida Pedro Romero, realizará a entrega de materiais sobre diabetes, além de orientações sobre o câncer de próstata, seguindo as orientações do Novembro Azul.
A UPA do Oropé realiza às 15 horas, na avenida Kaoru Hiramatsu, uma palestra para a orientação sobre a doença, tanto para pacientes quanto para familiares responsáveis.
A doença é comum em crianças, jovens e adultos e atinge 30.746 pacientes, apenas atendidos pelo sistema público de saúde de Mogi. Dentre eles, 4.132 são diabéticos insulino-dependentes e recebem glicosímetro, tiras reagentes e lancetas para realizar o teste à domicílio, pelo Programa Controle em Casa. O principal objetivo do programa é controlar e acompanhar os níveis glicemicos dos pacientes.
Sobre diabetes
Diabetes mellitus (DM) é um grupo de alterações metabólicas que apresenta em comum a hiperglicemia, quando há altos níveis de glicose no sangue, ou quando as células do organismo não conseguem produzir enzimas para facilitar a entrada da substância, causando complicações. Existem apenas tratamentos de controle.
*Texto sob supervisão do editor.
Compartilhe

Video

Mais vistos