Capa | Matéria
Publicada em 18/11/2017 - 20h00min

Vitoria Moreira Fiel

Dia da Consciência Negra

Amanhã, 20 de novembro, celebra-se o Dia Nacional da Consciência Negra. A data tem por objetivo ressaltar a luta dos negros diante das dificuldades que passaram, e que alguns ainda passam. Para quem não sabe, este período faz menção a morte do Zumbi dos Palmares, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, que se localizava na Serra da Barriga, atual Estado de Alagoas, e grande símbolo de resistência e força contra a escravidão.
Instituída no calendário escolar desde 9 de janeiro de 2003, o Dia Nacional da Consciência Negra passou a fazer parte do currículo escolar em todo o Brasil. De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Municipal de João Antonio Batalha, de Mogi das Cruzes, Paula Schupani, a importância da data é trazer uma reflexão sobre a posição dos negros na sociedade. “É importante desenvolver atividades que valorizem a cultura afro-brasileira e desmistificar que a África é apenas um continente. Temos que ensinar que esses povos influenciaram muito na construção da sociedade que hoje existe e que suas lutas contribuíram muito para novas culturas”, explicou Paula.
Dentre os projetos realizadas na instituição, está o "Africanidades", que faz parte do projeto pedagógico e ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 24, das 9 às 11h30, e das 13 às 15 horas. “É um dia em que os alunos realizam diversas atividades relacionadas ao tema, como oficina de capoeira, teatro, mostra de máscaras, entre outros. Também será servido uma feijoada para as crianças”, disse Paula.
Onde é feriado?

Oficialmente instituído em todo país através a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, o Dia da Consciência Negra não é considerado feriado Nacional. Apesar disto, foi decretado como feriado municipal em centenas de cidades e feriado Estadual em alguns Estados, como Alagoas, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Roraima.
Em São Paulo, por exemplo, em cinco cidades da região do Alto Tietê - Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Salesópolis e Suzano -, é declarado feriado ou ponto facultativo. Algumas cidades preparam uma série de eventos alusivos a data como o Festival de Culturas Negras que acontece em Mogi das Cruzes até a próxima sexta-feira, dia 24. 
  • É dia de homenagear quem tanto influenciou a cultura e as tradições do Brasil
  • Data lembra Zumbi dos Palmares
  • Em alusão a comemoração, Mogi das Cruzes realiza Festival de Culturas Negras
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos