Artigos
Publicada em 17/11/2017 - 23h18min

Renato Ramos

Ensino Superior

Após concluir o ensino médio, muitos jovens têm a difícil decisão a tomar: qual curso escolher na faculdade? Geralmente os alunos focam em estudar para conseguir a desejada vaga, mas na hora da escolha, as várias vertentes possíveis criam um "tsunami" de indecisão.
A verdade é que poucos saem da escola já sabendo o que desejam cursar. Acabam sofrendo influência dos pais, amigos e professores, o que pode deixá-los mais confusos.
Essa é uma decisão que pode definir o futuro do jovem, já que muitos vão trabalhar na área em que vão se especializar. Temos a responsabilidade de definir o futuro inteiro quando somos ainda muito jovens e, algumas vezes, somos levados a escolher cursos que nada tem a ver com nossa personalidade.
Uma das formas que podemos utilizar para evitar isso é não apenas estudar para o vestibular, mas, durante esse processo, estudar a si próprio. O autoconhecimento é o primeiro passo para a escolha do curso que mais combina consigo mesmo. Outra forma de evitar uma escolha que gere arrependimento é a eliminação. Quando estamos na escola, sempre existe alguma área que a gente odeia ter que estudar, o que já ajuda a descartar algumas opções.
Algo que é muito utilizado hoje são os testes vocacionais, que podem ser realizados em vários sites online gratuitamente, ou diretamente com um especialista em orientação profissional. O teste consiste em definir os interesses e aptidões do vestibulando, a fim de descobrir quais seriam as profissões mais indicadas para esse tipo de perfil.
Depois de muita pesquisa e reflexão é chegada a hora da escolha do curso que combina com você. Um momento para se atentar às instituições que oferecem o curso desejado, analisar as grades curriculares e a estrutura do campus.
Caso a resposta não venha, não se preocupe; com o tempo, essa decisão irá aparecer. Um ou dois anos de preparação podem fazer toda a diferença em sua carreira a longo prazo.
A recomendação mais importante é, siga seu coração e o resto virá com o tempo.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos