Artigos
Publicada em 25/11/2017 - 19h32min

Mauro Jordão

Transumanismo

Definindo a palavra se pode dizer que é um movimento intelectual que visa transformar a condição humana através do desenvolvimento de tecnologias amplamente disponíveis para aumentar consideravelmente as capacidades intelectuais, físicas e psicológicas humanas.
Essa filosofia transumanista busca a erradicação do sofrimento causado por doenças, pelo envelhecimento ou mesmo pela morte. O aperfeiçoamento seria tão grande que seriam diferenciados como pós-humanos, minimizando a evolução biológica natural.
A preocupação dos pensadores transumanistas é se esses potenciais benefícios não trariam, em sequência, experiências com arriscadas tecnologias emergentes que poderiam ultrapassar as limitações humanas causando danos irreversíveis em seres humanos usados como cobaias.
No romance Admirável Mundo Novo (1932), o autor Aldous Huxley antecipa desenvolvimentos em tecnologia reprodutiva e manipulação psicológica que fez mudar profundamente os valores morais e éticos da sociedade futurista de 2540.
O aforismo de Hipócrates, considerado o pai da Medicina, no atendimento médico foi sempre este: Primum non nocere (antes de tudo, não cause dano). O homem, em sua soberba, nunca perdeu o desejo de aprimorar o que o Deus Criador fez perfeito na mente e no corpo, o ser humano.
O risco do poder humano desmedido que possa sufocar a liberdade individual de pensar e de agir, nos aterroriza por desfazer crenças e valores que nos diferenciam, evitando a massificação.
O médico norueguês Jan Helge Solbakk, professor da Universidade de Oslo, considera que a Medicina não é ética quando utilizada para levar o homem à frente de suas capacidades tidas como normais. Para Solbakk, usar avanços científicos e tecnológicos apenas para fins estéticos é algo que afasta a Medicina de sua origem como "arte", vulgarizando-a. Para ele é algo "quase criminoso" disponibilizar meios de pesquisa para prolongar indefinidamente a vida. Imortais somos no espírito e não no corpo.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos