Editorial
Publicada em 20/11/2017 - 22h22min

Lá vem chuva

Entramos definitivamente na estação das chuvas. O primeiro mês da primavera, principalmente essa última semana, nos deu um gostinho de como poderá ser o verão. É claro que não existe nada definido quando o assunto é o clima, mas se o tempo continuar assim, não teremos problemas com o nível da água no Sistema Produtor do Alto Tietê (Spat).
Se por um lado poderemos ter um verão tranquilo em relação ao abastecimento de água, por outro poderemos sofrer novamente com as enchentes, que certamente vão assolar o Alto Tietê uma vez mais. Em um dos muitos verões chuvosos, já ocorreu de pessoas caírem em bueiros de esgoto e depois serem encontradas em córregos, em cidades diferentes, porém já mortos.
Muitos moradores da região vão colocar a culpa nos governos, e não estarão errados. Afinal, sempre deixam tudo para a última hora e não investem recursos que seriam de vital importância para a diminuição das enchentes.
A população não deixa de estar correta, até certo ponto, porque grande parte da elevação das águas das chuvas ocorre por puro desleixo de um punhado dos moradores das cidades da região. Mesmo no ano de 2017, ainda é possível ver pedestres jogando lixo na rua. Em filas de pontos de ônibus, usuários arremessam latinhas de cerveja ou refrigerantes próximos aos bueiros e quando vem a chuva todos esses objetos são levados para as galerias subterrâneas.
Nos carros, o cenário não é diferente. Motoristas e passageiros jogam o lixo pelas janelas, muitas vezes são sacos de salgadinhos, sacolas e papeis de bala. Já passou da hora de mudar esse comportamento. Com recursos naturais cada vez mais escassos, tornamos as coisas ainda piores descartando objetos que vão levar anos para se decompor.
Aos governos devem ser atribuídas muitas das mazelas desse país, entre elas a maior de todas, a corrupção. Porém nós temos nossa parcela de culpa quando nos livramos dos lixos, jogando-os no meio da rua. Como já dizia o indiano Mahatma Gandhi, "devemos ser a mudança que queremos ver".
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos