Cidades
Publicada em 06/12/2017 - 22h12min

Título de Eleitor digital já pode valer em 2018

O título de eleitor digital, o "E-título", já está disponível para a população e poderá valer nas eleições do ano que vem. O novo modelo permite que o documento fique disponível em smartphones sem a necessidade da via impressa. Foi desenvolvido pela Justiça Eleitoral e promete trazer benefícios.
Por meio de um aplicativo gratuito, o E-título apresenta novas funcionalidades para o eleitor, que não precisará se preocupar em pagar pela 2ª via do documento ou ir a um cartório eleitoral em caso de perda, podendo utilizar o celular ou tablet.
A plataforma apresenta dados sobre o cadastro biométrico, se o indivíduo está quite com o sistema eleitoral, endereço do local de votação e também um mapa explicando a localização. O código QR-Code fornecido deve ser validado na zona eleitoral antes do uso. 
Para o acesso à plataforma, é necessário inserir o número do título de eleitor, nome, nome dos pais e a data de nascimento. O documento, ao ser acessado uma única vez, fica registrado no aparelho e estará sempre disponível.
Além do aspecto sustentável, que diminui o gasto de papel, a segurança dos dados é garantida. Todos que cadastrarem a biometria poderão votar somente com o E-título nas próximas eleições, pois vale como documento, já que possui uma foto e todos os dados do eleitor.
O E-título foi lançado na sexta-feira passada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes. Por enquanto, apenas aparelhos com o sistema Android podem baixar o aplicativo, porém, em breve será disponibilizado para iOS.
CNH-e
Assim como o título digital, em 2018 a CNH digital também estará disponível. As duas facilidades possibilitam mais praticidade para o cidadão. Para conseguir a versão digital, é preciso baixar o aplicativo CNH-e, disponível nas plataformas Android, Apple ou Windows Store, preencher o cadastro no site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e ir ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para confirmar os dados. Um código será enviado e, por meio dele, será possível criar um login e uma senha. (I.G.*)
* Texto supervisionado pelo editor.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos