Capa | Matéria
Publicada em 02/12/2017 - 18h15min

Vitoria Moreira Fiel

15 anos de coral Canarinhos do Itapety

No último mês o coral Canarinhos do Itapety completou 15 anos de atuação no município de Mogi das Cruzes. O mais antigo programa de educação musical, atua para atender crianças e adolescentes dos bairros periféricos da cidade, assim como alunos da rede municipal de ensino, dando a eles oportunidades e estimulando a prática dos princípios culturais, utilizando o canto coral como principal ferramenta.
15 anos de história
Iniciado no ano de 2002, pelo Secretário de Cidadania e Ação Social, o professor José Luiz Freire de Almeida, sob coordenação da maestrina Solange Urbano e a professora Eny Sato, o projeto reunia 175 crianças e adolescentes de regiões de alta vulnerabilidade social, em um coral infantojuvenil, em sua primeira formação.
Ao longo de mais de 10 décadas de atuação o projeto carrega grandes indicações e reconhecimento, como ao Prêmio Jovem Brasileiro, além de ser finalista do Prêmio LIF (Liberdade, Igualdade e Fraternidade), da Casa França-Brasil, e ser selecionado para se apresentar em várias edições do Gran Finale - Festival Nacional de Coros Infantis, no Memorial da América Latina.
Para a maestrina do projeto Canarinhos do Itapety, Solange Urbano, a data representa um momento de reflexão e avaliação. “Trata-se de um projeto que já atendeu nestes 15 anos um total de 14.986 crianças e que envolve um incansável trabalho nos bastidores, envolvendo nossos orientadores sociais, educadores, maestros, além da comunidade, família, escola, poder público e sociedade civil. Foi ao lado de todos esses agentes que o projeto celebrou anos de estrada, revendo os integrantes das primeiras gerações do projeto e incentivando os coralistas e músicos da nova geração”, disse.
Como participar?
De acordo com Solange, podem participar do projeto crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, de toda a comunidade mogiana. “Os interessados poderão se inscrever através do e-mail (canarinhosdoitapety@hotmail.com), solicitando uma ficha de inscrição, ou pessoalmente, no Centro de Cidadania e Arte (Ciarte), que fica na rua Ricardo Vilela, 69, centro de Mogi, comparecendo a um ensaio experimental. Os ensaios são realizados às quartas-feiras, das 14h30 às 17 horas, ou às sextas-feiras, das 8h30 às 11 horas."

  • Canarinhos
  • Um grande evento no mês passado celebrou os 15 anos do projeto, reunindo a formação atual, integrantes das primeiras gerações e convidados especiais
  • Canarinhos
  • Canarinhos comemora 15 anos
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos