Capa | Matéria
Publicada em 22/12/2017 - 22h32min

Vitoria Moreira Fiel

Lá vem o Natal!

O fim de ano é sempre um dos períodos favoritos para a maioria das pessoas. Isso porque é durante o mês de dezembro que familiares e amigos se reúnem, para, juntos, trocar presentes e abraços calorosos, desfrutar de comidas deliciosas e, principalmente, celebrar o Natal, em um clima festivo e de muita harmonia.
O nascimento de Jesus
O Natal é uma data comemorativa que simboliza o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia ao certo em que período havia nascido Jesus. Foi então que, no ano de 350 (século IV), ficou estipulado pela Igreja Católica que o 25 de dezembro seria estabelecido como data oficial de comemoração e nascimento de Cristo. Já em 529 o Imperador Justiniano o declarou feriado nacional.
Comemoração
As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, porque este foi o tempo que os três reis Magos levaram para chegar até a cidade de Belém para entregar os presentes ao menino Jesus.
Atualmente, esse costume pode ser percebido nas tradições semeadas pelas pessoas, que costumam  montar suas árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.
Além disso, a data é lembrada por diversos costumes populares e temas comemorativos de origem pré-cristã ou popular, como a troca de presentes e cartões, a tão aguardada ceia de Natal, músicas natalinas, celebrações em igrejas, familiares reunidos e a exibição de diferentes decorações, incluindo as árvores de Natal, pisca-pisca, guirlandas e presépios. 
Não podemos nos esquecer da presença do bom velhinho, como apelidamos o Papai Noel. Considerado uma figura mitológica popular em muitos países, é ele o responsável por presentear as crianças nesta época. 

Curiosidade

Você sabia que o termo “Natal”, por sua vez, refere-se a nascimento ou ao local onde alguma pessoa nasceu? Por exemplo, a expressão "cidade natal" indica o município onde um determinado indivíduo nasceu. Interessante, não é mesmo? E você? Nasceu onde? 
 
 
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos