Opinião
Publicada em 05/12/2017 - 23h04min

Joel Leonel Zeferino

Eleições 2018

2017 está acabando e um ano de eleições se aproxima, sendo que, sem dúvida, a presidencial é por demais importante. O cenário político é confuso e crítico, implicando situação de desconfiança aos eleitores, nas instituições e políticos, ao mesmo tempo em que, diferentemente, de eleições anteriores, ideologicamente, a direita, outrora adormecida e sem representatividade, desperta e começa a demonstrar alguma força.
É claro que a reação acontece e a esquerda, enfraquecida por sua própria postura e maus resultados produzidos, tenta impedir o crescimento da oponente. Sua maior chance, talvez, seja manter Lula elegível, tarefa bastante difícil - mas não impossível neste Brasil - se considerarmos sua condenação e a provável manutenção da sentença em instância superior.
Os veículos de pesquisa e comunicação quase que se perdem para montar os prováveis cenários de disputa para o primeiro e, eventual segundo turno, em função do absurdo número de combinações possíveis. Bolsonaro, já considerado como forte candidato de direita, sequer sacramentou o partido ao qual estará filiado para a disputa. Por outro lado, ainda temos imensas discussões no congresso quanto ao financiamento das campanhas e um grande impasse na regulamentação das eleições no que refere ao voto impresso, considerando que pesa forte indício de manipulação de resultados advindos de urnas eletrônicas de primeira geração, da suspeitíssima venezuelana Smartmatic.
O eleitor está confuso, pois não acredita na falácia generalizada dos políticos e nem na grande mídia. Portanto, não sabe o caminho a percorrer para efetivar um voto consciente e seguro. Saída? O estudo profundo daquilo que estiver envolvido nas eleições; uma pesquisa séria sobre passado, presente e, especialmente, a cosmovisão dos candidatos e, por fim, boa dose de coragem e esforço para propagar suas legítimas conclusões aos demais eleitores, debater com eles em alto nível para, assim, irmos formando uma massa que possa implicar um bolo palatável no fim do ano que vem!
Compartilhe

Video

Mais vistos