Opinião
Publicada em 05/12/2017 - 23h04min

Recicláveis

Nos dias de hoje, configura-se ainda mais importante o trabalho de coleta seletiva, visto que com o aumento populacional e os danos cada vez mais frequentes ao meio ambiente, os catadores de materiais recicláveis, bem como as cooperativas, prestam um serviço de grande utilidade pública.
Recentemente, o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) assinou um acordo de cooperação com a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis(Ancat) - que é responsável pelas cooperativas que atuam na região -, com o objetivo de elaborar projetos para ampliação da coleta seletiva nos municípios do Alto Tietê com a participação da categoria.
A Ancat existe desde 2001 e atua em 19 estados, num total de 134 cidades, com 257 organizações e 5 mil catadores. Só em São Paulo, a entidade está presente em 27 cidades e, no Alto Tietê, em oito dos 11 municípios da região, totalizando 350 catadores. Estima-se que, em média, 39,6 mil toneladas de resíduos produzidos em Arujá, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Suzano, Guararema, Biritiba Mirim e Ferraz de Vasconcelos são encaminhados para aterros sanitários todos os meses. Com a coleta seletiva, esse montante poderia ser significativamente reduzido.
De olho no futuro, algumas cidades, além do próprio Condemat, estão ampliando esse trabalho. Mogi, por meio do "Programa Recicla Mogi" aumentou para três vezes por semana a coleta seletiva. Além disso, a cidade terá mais um Ecoponto, que funcionará no Jardim Rodeio, e um novo centro de triagem de materiais. O índice de coleta seletiva no município subiu de 0,5% em 2013 para 5% este ano e a meta é chegar a 20% até 2020. Suzano também conquistou uma verba de R$ 2,1 milhões para construir uma nova Central de Triagem. Guararema, por sua vez, cedeu à cooperativa Guararecicla um caminhão do projeto "Reviravolta" para auxiliar os catadores.
Enfim, seja por meio de simples ou grandes iniciativas, o que importa é valorizar este serviço e esses profissiona.
Compartilhe

Video

Mais vistos