Artigos
Publicada em 08/12/2017 - 21h59min

RenatoRamos

Crimes virtuais

Hoje a internet comanda a vida da grande maioria das pessoas, ela nos guia, tira todas as dúvidas e permite uma interação com uma rede enorme de pessoas ao mesmo tempo. No momento em que surge qualquer possibilidade de ficar sem internet ou sem as redes mais usadas, o pânico impera. Como todas as coisas, ela tem seus prós e seus contras, como os cibercrimes, mais conhecidos como crimes virtuais, praticados por meio da internet e que podem ser enquadrados no Código Penal Brasileiro. As punições vão do pagamento de indenização à prisão.
Existem vários tipos de crimes realizados na internet, um deles é o roubo de informação por hackers. Por meio de vírus, que pode chegar via e-mail ou junto com o download de programas ou músicas. A partir do vírus, os hackers podem acessar todas as informações do computador, como senhas de e-mails e redes sociais, podendo chegar a dados bancários.
Os hackers conseguem também ter acesso a todos os documentos salvos no computador, podendo, por vezes, fazer ameaças às vítimas, cobrando para não divulgar imagens ou documentos comprometedores. Mas este não é este o tipo mais comum, o que mais vemos nas redes são pessoas sendo atacadas, e sim, isso pode ser caracterizado como crime, chamados especificamente de crime contra a honra, que consiste em injúria, calúnia e difamação.
Cada dia mais as discussões na internet crescem. Discordar de uma opinião é normal, mas o que tem sido feito está longe de argumentações saudáveis. São ataques diretos a quem pensa diferente. Quando alguém ofende ou acusa o próximo de fazer algo que não se tem certeza se realmente aconteceu, ou ainda atribui uma opinião a terceiros, comete um crime.
Antigamente se pensava que a internet era uma terra sem lei, onde se podia falar e fazer o que quiser sem sofrer qualquer retaliação, mas hoje temos delegacias especializadas em crimes virtuais. Na região podemos procurar pela Delegacia de Crimes Virtuais, localizada na avenida Henrique Péres, s/nº, Brás Cubas, Mogi.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos