Artigos
Publicada em 15/12/2017 - 22h22min

RenatoRamos

Ronda Escolar

Segurança é um grande tema a ser discutido e um assunto que infelizmente está sempre em pauta por ser um problema de difícil resolução por diversos motivos. Como existem muitos lugares a serem protegidos e vistoriados comparado ao número de agentes responsáveis pela segurança pública, algumas vertentes diferentes foram criadas, uma delas é a ronda escolar.
Cuidar da segurança das crianças e adolescentes e evitar que o crime chegue até as escolas é um desejo de toda a população e é a ronda escolar que cuida da segurança nas instituições de ensino. A ronda é responsável por coibir ações criminosas no ambiente escolar e nos entornos com o intuito de manter os alunos, educadores e moradores da região mais seguros. Com essas ações, a ronda também minimiza o recrutamento de crianças e adolescentes para o crime.
Uma das táticas dos grupos criminosos é atrair os jovens com promessas de dinheiro e reconhecimento, de forma que cometam os crimes para eles e, caso sejam pegos, por serem menores de idade, sofreram baixas consequências, sendo que a repreensão não chegará diretamente aos mandantes.
Além de rondar o entorno das escolas observando atitudes suspeitas, a ronda escolar pode também realizar algumas ações dentro da escola. Entre elas, a revista dos alunos com intuito de inibir a entrada de armas brancas ou de fogo, e ainda mediante denúncia da existência de posses ilícitas no ambiente escolar.
Outra ação que a ronda pode exercer é a busca e revista em locais próximos da escola, ação essa que pode apenas ser realizada, se for registrada denúncia grave, que comprometa a segurança dos moradores e alunos dos arredores da escola. Todos merecem ser assegurados e acreditamos que um dia andaremos sem nos preocupar com o crime.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos