Artigos
Publicada em 26/12/2017 - 21h47min

Raul Rodrigues

Carta de Recomendação

A elaboração de uma carta de recomendação, queiram ou não, é desdobramento de uma avaliação! Avaliação sempre presente na maioria das áreas da atividade humana. Ao se avaliar emite-se dois juízos: o de realidade e o de valor! Sob o juízo de realidade, o homem atribui significado à realidade, por ele percebida. Já o juízo de valor, possibilita ao homem avaliar sobre o significado daquilo que observa ou vivencia. A emissão de juízo sobre algo implicando o uso de padrões adotados: os fios condutores da avaliação!
Modelos de avaliação do rendimento escolar se resumem em três, os mais importantes: a avaliação tradicional, na qual a ênfase está na verificação, apuração e interpretação de resultados alcançados; a avaliação por objetivos comportamentais que busca a verificação, apuração e interpretação de mudanças ocorridas no comportamento do aluno decorrentes do conteúdo ensinado e a avaliação qualitativa incluindo diagnóstico e formação como facetas mais abrangentes.
Com os três objetivos em mente, no primeiro averigua-se se o aluno tem bom domínio das competências e habilidades necessárias para a aprendizagem de determinado conteúdo. De seu histórico pode-se constatar certo equilíbrio: 36% de notas abaixo de 6, 34% entre 6 e 7 e 30% acima de 7, caracterizando desempenho acadêmico bem acima da média! O segundo é o diagnóstico, que assume o significado de situar o aluno no seu processo de aprendizagem, identificando suas dificuldades, ao exercer atividade profissional durante o dia, e à noite procurar se educar. O último é o prognóstico, cuja função é avaliar e orientar o aluno nas escolhas de possíveis caminhos que decida seguir em seu aprimoramento. E é aqui que qualquer argumento que possa ser invocado para a elaboração da recomendação deve se centralizar. Antes de alguém fazer algo, precisa ser algo!
Com a benção de Goethe, preclaro alemão, do alto de sua inconteste sabedoria. Quem busca se aperfeiçoar, quem não mede esforços para alcançar o conhecimento estará sempre engajado nesse aglutinador processo.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos